Estudantes do campus se preparam para a  nona edição dos Jogos do IFRS

Partida de futsal masculino nos Jogos de 2023

Serão 31 estudantes/atletas, competindo nas modalidades de tênis de mesa, xadrez, atletismo, futsal, voleibol e vôlei de praia.

Trinta e um estudantes dos cursos técnicos integrados em informática para Internet e em Administração vão participar da nona edição dos Jogos do IFRS (JIFS), que ocorrem em duas etapas, nas cidades de Bento Gonçalves e Sertão.

A preparação dos estudantes na categoria voleibol está além do Campus Veranópolis, conforme relata o professor de Educação Física, Raphael Silva, que  ingressou na instituição no final de julho de 2024. “Temos um professor parceiro que trabalha com eles no voleibol, tanto feminino quanto masculino”. Ele explica que os treinamentos em todas as categorias foram visando os jogos. “Estou orientando para que tenham uma participação na qual se sintam bem, dando o melhor de si”.

Raphael destaca o entusiasmo dos estudantes nestes últimos dias de treinos e da motivação em encontrar estudantes de outros campi do IFRS. “Eles estão bastante empolgados. Nessa última semana tive um aluno do arremesso de peso que foi cedo ao campus e ficou durante toda a manhã treinando em busca de aperfeiçoamento da técnica”, finaliza.

Primeira e segunda etapa

Na primeira etapa, dia 9 de setembro de 2024, no Campus Bento Gonçalves, devem competir aproximadamente 15 estudantes da unidade,  nas modalidades de xadrez, tênis de mesa, atletismo e vôlei de praia. Já na segunda, realizada no Campus Sertão, entre 26 e 28 de setembro, 31 estudantes disputarão futsal e voleibol.

Os Jogos estavam previstos para ocorrer no mês de maio, mas foram adiados devido às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.

Sobre os Jogos

A novidade desta edição é a inclusão do desporto paralímpico de forma demonstrativa, com a modalidade da bocha, atualmente praticada por estudantes dos Campi Caxias do Sul e Restinga.,.

A expectativa é de reunir estudantes dos 17 campi da instituição, sendo 600 na etapa de Sertão e 500, na de Bento Gonçalves.

A participação dos estudantes nos Jogos é organizada pelos professores de Educação Física de cada unidade. Participam os nascidos entre 2005 e 2009 (com até 19 anos).