Eventos
Estudantes do campus participam da segunda etapa dos Jogos do IFRS com futsal e vôlei
Na manhã de quinta-feira, 26 de setembro de 2024, a delegação do IFRS Campus Veranópolis desembarcou nas dependências do IFRS Campus Sertão para a segunda etapa da nona edição dos Jogos do IFRS. Foi composta por 28 estudantes atletas e cinco servidores, que disputaram futsal e vôlei com equipes masculinas e femininas. O evento foi realizado de 26 a 28 de setembro.
Os três dias foram intensos e, apesar de não terem conquistado medalha, o grupo saiu de quadra de cabeça erguida pela vivência. “Os alunos adoraram. Desportivamente em vários momentos tiveram insucesso, até porque só ganha uma equipe, mas estar nos jogos, com estudantes de outros campi fez com que voltassem com uma experiência que vai agregar na vida deles: a questão da responsabilidade, de companheirismo, de trocas. Isso já faz parte da história de cada um e eles vão levar isso pra vida toda”, relata o professor de educação física, Raphael Silvano Ferreira da Silva.
O docente, recém chegado ao campus, teve menos de dois meses para trabalhar com os alunos, mas contou com um reforço importante do treinador das equipes de voleibol, Leandro Gayesky: “Eu procuro sempre orientar para que eles trabalhem em grupo, isso é o mais importante dentro de quadra. Tem que existir cobrança, mas não podem perder a cabeça, rolar um xingamento. Uma pessoa só não muda o jogo, é preciso uma equipe, um saque, uma recepção, um levantamento e um ataque (no caso do vôlei). Então é um conjunto de atividades dentro da quadra que vão resultar em um ponto.”
Raphael ressalta ainda a cumplicidade dos servidores de todos os campi, em especial os de Veranópolis “Foi uma experiência sensacional. Todos saíram de lá satisfeitos, eu não ouvi nenhuma queixa. Tanto os discentes quanto os servidores falaram coisas positivas. Mesmo fatos que ocorreram negativamente, nós conseguimos contornar para que elas se tornassem aprendizado, então é uma construção bem legal que faz parte do processo educacional”, finaliza.
A delegação foi composta pelos estudantes: Allan Rafael dos Santos Torres, Amanda Boioto, Ana Luiza Bergamaschi, Augusto Antoniolli, Bernardo Gusberti Boschetti, Bernardo Lemos Capelari, Bernardo Soncini Heinz, Mateo Ludwig Goellner, Braian Bueno Francio, Eduarda Helena Rigon Miotto, Eduarda Furlan Deconto, Felipe Rian Anacleto, Gabriel Lopes de Assis, Gabrieli Morais dos Santos, João Pedro Zamin, Júlia Gonçalves Priamo, Kauan de Melo Zembruski, Lívia Tonello Belaver, Luís Augusto Marinello Monfrini, Maria Luna Martins Vieira, Mariana Ramos Loureiro, Mateus da Silva Ferreira, Miguel Camargo Lunardi, Pedro Henrique Zorzi Guedes, Rafaela Menegotto, Ruan Pablo Poletto, Valentiny Ávila Garcia, Victoria Canfild Peruzzo Yafa.
Estavam ainda os servidores: Leandra Maria Franceschina Nunes, Mariele Gabrielli, Marcos Vinicius Luft e Raphael Silvano Ferreira da Silva, e o treinador externo Leandro da Silva Gayeski.
Boas lembranças, integração e ensinamentos
A integração foi um dos destaques da nona edição dos Jogos do IFRS (JIFRS) – etapa Sertão. Se em quadra os campi eram adversários e nas arquibancadas cada torcida queria se mostrar mais animada, o clima era outro nos momentos de intervalo, no refeitório e nos espaços de alojamento. “Tivemos uma das edições mais bonitas. Foram pouquíssimos casos de indisciplina, houve maior integração entre as torcidas e tivemos delegações que antes não tinham recebido nenhuma premiação e dessa vez conquistaram”, observa a pró-reitora de extensão, Marlova Benedetti. Foram 540 estudantes e 80 servidores.
Durante esta etapa, houve 154 partidas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol, com equipes masculinas e femininas. As competições precisaram utilizar espaços do Campus Sertão (ginásio e quadra externa), do Módulo Esportivo Municipal da cidade e do Ginásio Municipal de Coxilha. Nos dois primeiros dias, se estenderam das 8h até depois das 22h e no sábado, das 8h até aproximadamente 20h. Para tudo dar certo, foi necessária a dedicação de muitos servidores, trabalhadores terceirizados e estudantes voluntários.
Além de medalhas, amizades e memórias, essa experiência deixa para os estudantes ensinamentos, como aponta o pró-reitor de Ensino, Fábio Marçal. “A formação humana integral ganha impulso em atividades como os JIFRS. Experimentamos aprendizados fundamentais na perspectiva da cooperação, solidariedade, disputas e pertencimentos. Saímos com a sensação de que a travessia dos jogos nos torna mais humanos.”
Sobre os Jogos do IFRS
Neste ano de 2024, os Jogos do IFRS chegaram à nona edição. O evento foi dividido em duas etapas, com a presença de mais de 500 estudantes em cada uma.
A primeira etapa ocorreu no Campus Bento Gonçalves, no dia 09 de setembro, com as disputas de xadrez, tênis de mesa, vôlei de praia, atletismo e uma demonstração de bocha paralímpica. Delegações de todos os 17 campi participaram. Veranópolis disputou as modalidades masculina e feminina de xadrez, tênis de mesa, atletismo e vôlei de praia. Gabriel Josias Baratto, do terceiro ano do Técnico em Informática, conseguiu o bronze no arremesso de peso, modalidade do atletismo.
A segunda etapa dos JIFRS foi realizada no Campus Sertão, de 26 a 28 de setembro de 2024, com equipes de 16 campi e partidas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol.
Os Jogos são organizados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e dos professores de educação física dos campi. Nos campi Sertão e Bento Gonçalves, também foram montadas comissões com servidores, estudantes e trabalhadores terceirizados para preparar os espaços e receber os participantes.