Estudantes disputam xadrez, tênis de mesa, atletismo e vôlei de praia na primeira etapa dos Jogos do IFRS

Gabriel Josias Baratto conquistou o bronze no arremesso de peso, modalidade do atletismo.

Vinte e dois estudantes do Campus Veranópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) participaram da primeira etapa da 9ª edição dos Jogos do IFRS nesta segunda-feira, 9 de setembro de 2024, em Bento Gonçalves. As atividades ocorreram no Campus do IFRS, no Sesi – Complexo Esportivo e na Arena Bento Beach.

Eles disputaram nas modalidades masculina e feminina de xadrez, tênis de mesa, atletismo e vôlei de praia. Gabriel Josias Baratto, do terceiro ano do Técnico em Informática, conseguiu o bronze no arremesso de peso, modalidade do atletismo, e comemora a conquista: “Fiquei muito satisfeito com o meu desempenho. Esse resultado é fruto de dedicação e esforço. Participar de um evento como esse me encheu de orgulho”.

A participação nos Jogos e a integração com colegas de outras campi deixam memórias para quem faz parte da delegação. A estudante do terceiro ano do Técnico em Administração Júlia Gonçalves Priamo competiu no atletismo pela terceira vez e no ano passado também representou o IFRS nos Jogos Regionais, em Blumenau (SC). “Nos Jogos, conheci novas pessoas, novos lugares”, lembra ela, acrescentando que agora tem um sentimento de tristeza por saber que em 2025 não vai participar, pois está no último ano do curso do IFRS. Mas o esporte deve continuar acompanhando a vida da Júlia: ela pretende cursar Educação Física como graduação.

O estudante Matheus Reis Moreira, do Técnico em Informática, também participou pela terceira vez dos Jogos do IFRS, nas disputas de xadrez. Ele destaca a importância de conhecer outras pessoas durante as competições, lembrando ter feito muitos amigos em suas participações anteriores. Matheus é autista e declara que o jogo lhe ajuda a desenvolver o raciocínio, a criatividade para pensar em estratégias, a concentração.

Envolvimento de equipe do campus garante a participação

O diretor de Ensino, Marcos Luft, explica que participar dos jogos enquanto direção de ensino é um desafio, pois existe um envolvimento grande antes do evento. A seleção dos estudantes, a organização dos servidores que vão acompanhar, a demanda de transporte junto ao administrativo… “Têm toda uma equipe por trás que participou e, mesmo não estando nos jogos, merece ser valorizada.”

Por outro lado, complementa, é muito gratificante. “É um dos eventos que nos caracteriza enquanto Instituto Federal, de poder conhecer outros campi, outras pessoas. Os alunos saírem de Veranópolis e poderem conhecer um campus maior, com outros cursos, outras realidades e fazerem amizades que vão para além dos jogos faz com que cresçam pessoalmente, como cidadãos”, finaliza.

Estudantes do Campus Veranópolis que participaram desta etapa:

Xadrez – Arthur Reis Moreira, Fernando Bós Fabro,  João Pedro Zamin, Livia Tonello Belaver, Luísa Carvalho Freiberger, Matheus Reis Moreira, Noah Koste Telles,  Olavo Cecchin Minozzo,  Rafaela Menegotto, Victoria Canfild Peruzzo Yafa.

Atletismo – Amanda Boito, Gabriel Josias Baratto, João Vitor Ricardo Betat e  Júlia Gonçalves Príamo.

Tênis de Mesa – Felipe Rian Anacleto, Lorenzo Furlani Miotto e  Matteo Ludwig Goellner.

Vôlei de praia feminino – Gabrieli Morais dos Santos, Livia Tonello Belaver e Valentiny Ávila Garcia.

Vôlei de praia masculino – Allan Rafael dos Santos Telles, Augusto Antoniolli e Ruan Pablo Poletto.

Como foi a etapa Bento Gonçalves

A recepção aos estudantes ocorreu no Campus Bento Gonçalves, com um café da manhã seguido pela abertura oficial dos JIFs. Na abertura, a pró-reitora de Extensão, Marlova Benedetti destacou a importância desses momentos de integração. Lembrou dos desafios deste ano para a concretização dos Jogos, como a catástrofe climática ocorrida no Estado, que resultou no adiamento do evento, antes previsto para maio.

A pró-reitora de Administração, Tatiana Weber, como representante do reitor, também deu as boas-vindas às delegações e declarou aberta oficialmente esta edição. Ainda estavam presentes os pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Flávia Twardowski; e de Ensino, Fábio Marçal, diretores-gerais ou representantes das gestões dos campi.

Após, os estudantes seguiram para os locais das competições. No Sesi, ocorreram as disputas do atletismo, as partidas do vôlei de praia masculino e as das chaves A e C do vôlei de praia feminino. Na Arena Bento Beach, os jogos das chaves B e D de vôlei de praia feminino. Permaneceram no Campus os competidores de tênis de mesa, xadrez e bocha paralímpica.

Sobre o Jogos do IFRS

Para completar o 9º Jogos do IFRS, haverá uma segunda etapa, no Campus Sertão, entre 26 a 28 de setembro. Serão disputados basquetebol, futsal, handebol e voleibol, também com equipes masculinas e femininas. O Campus Veranópolis terá equipes no futsal e no voleibol, femininas e masculinas.

Os Jogos do IFRS são organizados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e dos professores de educação física dos campi.