Início do conteúdo

Estudantes compartilham saberes e experiências na sétima edição da Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão


Apresentação musical do projeto de extensão “IF-Música Clube"

“Conectando Saberes: Ensino, Pesquisa e Extensão em Movimento”, ocorreu nesta quarta-feira, 06 de novembro, a VII Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão (Mepe) do Campus Veranópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O evento contou com apresentações de trabalhos, palestras, momentos musicais e teve a participação de aproximadamente 150 participantes, entre estudantes, servidores e membros da comunidade.

Foram apresentados 45 trabalhos, distribuídos em diversas áreas do conhecimento: Ciências da Saúde, Exatas e da Terra, Humanas, Engenharias e temas multidisciplinares. As apresentações incluíram produções resultantes de projetos de ensino, pesquisa e extensão, além de iniciativas de projetos integradores que buscaram aplicar e consolidar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas dos cursos técnicos e superiores do campus. As sessões ocorreram durante partes da tarde e noite.

Amir Tauille, diretor-geral do campus, destacou que a Mepe é uma oportunidade de socializar com  a comunidade um panorama do que é desenvolvido na instituição. “A mostra é um dos eventos mais importantes do ano no campus, pois permite apresentar  tudo o que foi realizado ao longo do ano letivo. É um momento em que estudantes e professores revelam seus resultados, apreciam o trabalho dos colegas e avaliam que muitos estudos e pesquisas deixam frutos que servirão de base para as próximas edições”.

Auditório do campus durante a abertura da VII Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Os estudantes em movimento

O diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Marcos Luft, destaca que os projetos são um diferencial, pois, além de gerar conhecimento, oferecem aos estudantes a oportunidade de apresentar um trabalho em um evento pela primeira vez.

Esse é o caso da bolsista de extensão Gabriela Bostelmam dos Santos, de 16 anos, aluna do Curso Técnico em Administração integrado ao ensino médio. Ela, que ingressou no campus este ano, teve  a experiência de apresentar um trabalho em que é bolsista pela primeira vez. “É minha primeira apresentação, estou bem ansiosa. Me esforcei bastante este ano e espero que todos gostem do projeto e do resultado que alcançamos”, compartilhou ela. O projeto “ColaboraRH”, do qual faz parte, tem o objetivo de divulgar os cursos oferecidos pelo campus, o processo seletivo, além de buscar oportunidades de estágios e visitas técnicas para os alunos que estão cursando as disciplinas.

Se alguns estão iniciando e tem sua estreia na Mepe, outros se despedem e já são veteranos nas apresentações. Matteo Ludwig Goellner tem 18 anos e está no último ano do curso de Técnico em Administração. Matteo apresentou um trabalho realizado em uma disciplina sobre brinquedos reciclados para crianças atingidas pelas enchentes. “A segunda vez já é mais tranquila, relata ele. Além disso, te prepara para um curso superior, são muitos seminários e eventos que participamos. Você aprende como se portar, o que falar e como falar”.

Grupo de estudantes socializando durante o evento.

A mostra também se torna um momento de integração entre os campi e fortalece as amizades. Sabrina Hahn Mel, que cursa o último ano de Técnico em Informática no Campus Feliz, veio à Mepe para assistir e apoiar os colegas que conheceu nas arquibancadas durante os Jogos do IFRS (JIFs) em 2022. “Para além da competição e rivalidade que existem nos jogos, a gente cria conexões fortes e deixa a disputa de lado fora da quadra”, comenta Sabrina. Ela, que já se apresentou na mostra do campus, vai agora apresentar novamente no Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino e aproveitar a oportunidade para reencontrar as amigas mais uma vez neste ano.

Ciência e música

Palestrante Alessandro Bandeira Scherer (à esquerda) e o diretor do campus Amir Tauille

O evento também contou com a palestra “O Sistema de Manejo de Resíduos” com Alessandro Bandeira Scherer, presidente da cooperativa Cooperciclo. Nesse momento, Alessandro apresentou aspectos importantes sobre descarte, ciclo e reciclagem de resíduos, como também pontos relacionados ao consumo e gestão ambiental. A palestra da noite “Os 4 Pilares da Gamificação” foi conduzida pelo professor Ivânio Dickmann e trouxe aspectos da dinâmica e aplicabilidade  de jogos na educação.

 

A apresentação musical ficou por conta do projeto de extensão do campus “IF-Música Clube” que tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a cultura brasileira por meio do estudo da música popular, com ênfase em seus aspectos sociais e históricos. O projeto promove a interação com a comunidade por meio de oficinas e apresentações culturais com ritmos nordestinos, música do sul e samba.

O pro-reitor adjunto de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação Erik Schuler,  também prestigiou o evento representando a Reitoria do IFRS.

 

Fim do conteúdo