Geral
Estudantes apresentam esquete teatral no Circuito Cultural do Ensino Médio do Município
O talento e a criatividade dos estudantes do Campus Veranópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) ganharam destaque durante o 1º Circuito Cultural do Ensino Médio, realizado na quinta-feira, 16 de outubro, como parte da programação da 32ª Feira do Livro de Veranópolis.
O campus foi representado pelo Projeto de Ensino Artes da Cena, que apresentou a esquete teatral “A Encadernadora”, uma comédia do dramaturgo alemão Karl Valentin que satiriza a burocracia e o absurdo das comunicações empresariais. A peça acompanha a jornada frustrante de uma encadernadora que tenta, em vão, avisar a uma grande empresa que os livros encomendados estão prontos para entrega.
Em uma encenação minimalista e focada na performance, cinco estudantes deram vida às personagens. Com o uso de poucos, mas expressivos, elementos de cenário e figurino, eles construíram as distintas figuras que se revezam ao telefone — como a persistente encadernadora e os diversos funcionários da Companhia de Construções (porteiro, secretária, diretor e administração).
O diálogo, que deveria ser simples e direto, transforma-se em um labirinto de formalidades, transferências e mal-entendidos. A montagem do grupo Artes da Cena ressalta o humor ácido de Valentin, expondo a ineficiência e a falta de comunicação que transformam uma tarefa trivial em um obstáculo. O resultado é uma crítica social leve e atemporal sobre a alienação no mundo corporativo.
O evento, realizado no Salão da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, reuniu também estudantes do Colégio Regina Coeli, AVAEC e Colégio São Luiz Gonzaga. A iniciativa foi promovida pela Secretaria da Educação, Cultura e Esportes de Veranópolis, por meio do Departamento de Cultura, com o objetivo de valorizar o protagonismo juvenil e incentivar as expressões artísticas no ambiente escolar.