Início do conteúdo

Espaço do Servidor


Requisitos para atuação na Educação a Distância no IFRS

O Programa de Capacitação em EaD do IFRS, conforme Instrução Normativa PROEN nº 06/2020, estabelece que “para atuar na Educação a Distância é obrigatória a realização de atividades de formação específicas ou experiência prévia para esta finalidade, devendo o interessado apresentar os documentos aos NEaDs ou à CEaD para avaliação, totalizando o mínimo de 150 (cento e cinquenta) horas”.

Aos servidores interessados em comprovar a formação específica ou experiência prévia, é importante destacar que o NEaD utiliza um espaço específico do Moodle do IFRS para realizar o controle de comprovantes e emissão de declaração de horas. Dessa forma, o servidor deve revisar seu cadastro no Moodle (Perfil), verificando se escolheu a opção “Servidor do IFRS” no campo “Situação no IFRS” e se informou o e-mail institucional no campo “Endereço de e-mail”.

A solicitação de análise de documentos e validação de horas de formação/experiência, a partir da publicação da IN PROEN nº 06/2020, deve ser realizada pelo servidor interessado através do preenchimento, assinatura (aceita-se no formato digital) e envio do Anexo I da referida Instrução Normativa ao NEaD do seu respectivo campus. Confira no artigo 6º da IN quais documentos são aceitos para a comprovação das horas de formação/experiência.

 

Capacitações online sobre Educação a Distância ofertadas pelo IFRS

O IFRS disponibiliza para toda comunidade diversos cursos online gratuitos para a capacitação na temática da Educação a Distância. Veja a lista completa de cursos, prazos de inscrição e conclusão diretamente no ambiente Moodle da instituição.

Na imagem abaixo encontram-se os cursos disponíveis para a capacitação de servidores do IFRS na área da Educação a Distância e que são passíveis de comprovação para a obtenção das 150 horas de formação específica:

 

Crie seu curso MOOC online e aberto

Siga as orientações e fluxos conforme o disposto no Edital IFRS Nº 102/2022 – Registro de Cursos Abertos On-line e Massivos – Fluxo contínuo 2023 a 2025.

 

Acessibilidade é importante

O Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do IFRS elaborou um documento com dicas de acessibilidade para materiais digitais, cursos e espaços virtuais de aprendizagem. Além disso, na página do CTA, há outras dicas sobre acessibilidade em sites ou para a elaboração de material didático, por exemplo. Clique aqui para acessar o material.

 

Manuais de Uso do Moodle

Os manuais do Moodle para professores e alunos estão disponíveis na página de Documentos relacionados ao EaD do IFRS, acesse aqui.

 

Última atualização em 03/03/2023

Fim do conteúdo