Eleições IFRS – Apuração da votação será transmitida pelo YouTube

Está ocorrendo até as 21h desta quinta-feira, 05 de outubro de 2023, a consulta eleitoral para os cargos de reitor e diretor-geral dos 17 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A votação se dá em ambiente virtual pela primeira vez, pelo sistema Helios Voting.

Estudantes e servidores que cadastraram o endereço de e-mail podem exercer esse direito, seguindo as orientações recebidas no e-mail “Dados de acesso para seu voto”. Atenção: a mensagem pode ter parado na caixa de spam ou a sua caixa de e-mails pode estar cheia. É importante verificar e, no caso de qualquer problema, contatar a comissão eleitoral da unidade.

Sobre a apuração

A apuração dos votos será gerada de forma eletrônica pelo sistema a partir das 21h deste dia 05 de outubro, com transmissão no canal da Comissão Eleitoral Central no YouTube.

Importante lembrar: Para a contabilização do resultado, é usada a média ponderada de votos de cada segmento, atribuindo-se o peso de 1/3 para a manifestação do corpo docente, 1/3 para os votos dos técnicos administrativos e 1/3 para os dos estudantes (confira os detalhes no Regulamento Eleitoral).

Próximas datas do cronograma

Até 12h do dia 06/10 – prazo para recursos após as eleições

Até 18h do dia 06/10 – publicação do resultado preliminar do primeiro turno

Até 21h do dia 09/10 – recursos de 2º grau

Até 12h do dia 13/10 – homologação dos resultados do primeiro turno

O segundo turno somente ocorrerá nas unidades com mais dois candidatos aos cargo de diretor-geral e caso o vencedor do primeiro turno não obtenha índice maior que a soma dos demais.

>> Acompanhe a página das Eleições 2023 para saber mais.