Início do conteúdo

Eleições 2023 – Servidores e estudantes do campus podem se inscrever para seleção da comissão eleitoral


Servidores e estudantes interessados em integrar a comissão eleitoral do IFRS Campus Veranópolis podem encaminhar sua inscrição desta sexta-feira, 18 de agosto de 2023, até terça, dia 22. A comissão vai atuar para regrar, disciplinar e acompanhar a consulta para a escolha de reitor do IFRS e diretor-geral do Campus Veranópolis a ser realizada neste ano.

Poderão candidatar-se para fazer parte da comissão docentes e técnico-administrativos do quadro de pessoal ativo permanente, com lotação no campus e alunos regularmente matriculados. 

A comissão será composta de: três docentes, três técnicos (ambos  do quadro de pessoal ativo permanente) e três estudantes (matriculados em curso regular com, no mínimo, 16 anos completos), sendo que cada segmento terá dois suplentes. Os membros serão escolhidos no dia 29 de agosto, por votação da qual poderão participar também  servidores e estudantes. Esse processo de escolha será coordenado pelo Conselho de Campus (Concamp), podendo contar com o apoio da Comissão Eleitoral Permanente.

Estão entre as atribuições dos membros das comissões eleitorais elaborar normas, disciplinar os procedimentos de inscrição dos candidatos e de votação, definir o cronograma para a realização do processo e supervisionar as ações de divulgação de cada candidatura.

 

Sobre as inscrições

As inscrições das candidaturas deverão ser realizadas de forma independente, mediante ficha de inscrição que consta no Edital 11/2023 que precisa ser encaminhada, pelo e-mail de quem se candidata, para o e-mail da Comissão Eleitoral Permanente do campus: [email protected], até as 23h59 do dia 22 de agosto. A lista preliminar das candidaturas inscritas será divulgada no dia 23 de agosto, até as 18h. 

A eleição será realizada por meio eletrônico, assegurados anonimato e sigilo dos votos. A plataforma para votação estará disponível das 9h às 21h do dia 29 de agosto. O voto para a escolha de representantes é facultativo, direto e secreto, não podendo ser efetuado por correspondência ou procuração. 

Informações completas no edital.

 

Confira o cronograma

18/08 – Publicação do Edital 

18 a 22/08 – Período de inscrições 

23/08 – Divulgação da lista preliminar de inscrições 

24/08 (até 17h) – Prazo para recurso da lista preliminar de inscrições 

28/08 – Divulgação da lista de inscrições homologadas 

29/08 – Eleição Ambiente Virtual 

30/08 – Divulgação do resultado preliminar

31/08 (até 12h) – Prazo para recurso do resultado preliminar 

04/09 – Divulgação do resultado final 

05/09 – Finalização e homologação dos resultados pelo Conselho do Campu

06/09 – Reunião Geral – Composição da Comissão Eleitoral Central 

 

Comissão Eleitoral Central

Após constituída a comissão do Campus Veranópolis, será formada uma Comissão Eleitoral Central, com representantes das comissões locais. Todos os detalhes, ficha de inscrição e o cronograma da escolha das comissões eleitorais estão informados no Edital nº 01/2023 da Comissão Especial Para Elaboração de Edital de Constituição de Comissão Eleitoral de Campus do IFRS (CEEEC).

 

Saiba mais sobre as eleições para reitor e diretores-gerais de campi

O processo eleitoral para reitor e diretor-geral de campus no IFRS ocorre a cada quatro anos. Na reunião do Conselho Superior (Consup) realizada em 03 de agosto, foi dado início ao processo para a gestão 2024/2028, o qual, conforme o Decreto 6986/2009, deve ter duração de até 90 dias. O Consup definiu ainda que as eleições deste ano ocorrerão em dois turnos. 

 

Sobre os candidatos

Poderão candidatar-se ao cargo de reitor e ao cargo de diretor-geral de campus os servidores que preencherem os requisitos previstos na Lei nº 11.892, de 2008, arts. 12, § 1º, e 13, § 1º

 

Sobre as informações das eleições

Acompanhe a página no site do IFRS das Eleições 2023.

Fim do conteúdo