E-book “Vozes da Internacionalização” tem dois textos do IFRS

O e-book destaca o papel da internacionalização na Rede Federal por meio de narrativas de estudantes e servidores da educação profissional, científica e tecnológica

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançou o e-book “Vozes da Internacionalização”, uma publicação que agrega contribuições de diversas instituições, incluindo duas participações do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), uma de estudante e a outra de uma servidora. O lançamento ocorreu durante a Sessão Solene da Câmara dos Deputados Federais em comemoração aos 15 anos da Rede Federal, no início de dezembro.

Vozes da Internacionalização” apresenta um mosaico de perspectivas sobre a internacionalização, refletindo sobre seu impacto e significado. A ideia para o livro surgiu durante o encontro do Fórum de Gestores de Relações Internacionais da Rede Federal (Forinter), realizado em Blumenau/SC no primeiro semestre deste ano de 2023.

Dentre os relatos estão: Programa de Português como Língua Adicional (PLA): Uma experiência formativa, escrito por Paloma Aparecida Wammes, estudante de Licenciatura em Letras-Português do Campus Bento Gonçalves; e Transformando sonhos em realidade: As meninas Power e sua missão ecológica, de Raquel Oliveira Nasser, professora do Campus Caxias do Sul.

e-book está disponível gratuitamente no site da Editora do Instituto Federal Catarinense.