Desenvolvimento de habilidades de comunicação é pauta do Clube de Debates

Com o objetivo de capacitar 25 estudantes do Ensino Médio do Campus Veranópolis do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), que fazem parte do projeto Clube de Debates, foi realizado um júri simulado visando desenvolver habilidades de comunicação nestes estudantes.

A atividade realizada no dia 7 de outubro, foi conduzida pelos promotores do Ministério Públicos do Rio Grande do Sul Eduardo Coral Viegas, 2º promotor de Justiça da Promotoria de Justiça Regional da Restinga de Porto Alegre; e Stéfano Lobato Kaltbach, promotor de Justiça da Promotoria de Justiça de Flores da Cunha.

O último módulo da capacitação dos estudantes ocorre nesta sexta-feira, dia 21 de outubro, momento em que o Reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, abordará sobre discurso e oratória.

O Clube de Debates é um projeto de ensino que tem como objetivos desenvolver e aprimorar habilidades de comunicação e de argumentação; desenvolver capacidade de pesquisa e busca de informações em fontes confiáveis; desenvolver habilidade de trabalho em grupo; e preparar o jovem para o exercício do trabalho e da cidadania.

Como ocorrerão as etapas de debate:

Após as etapas de capacitação iniciará a fase de debates, para estes a comissão organizadora escolherá o tema que será trabalhado. Os estudantes participantes serão divididos em equipes, que devem estudar o tema da proposta a ser discutida, bem como técnicas de discurso e argumentação. Os debates serão realizados entre grupos pró e contra as propostas apresentadas. Após as rodadas estabelecidas, os grupos serão avaliados e o vencedor anunciado.

O projeto é organizado pelos servidores Carolina Kruse Ramos (coordenação), Anselmo Heidrich, João Carlos Cavalheiro, Marcos Vinícios Luft e Michele Doris Castro. Conta também com o bolsista Juliano Taparello Zanol, aluno do 3º ano do curso Técnico em Administração (ADM) Integrado ao Ensino Médio.

Confira abaixo quais temas já foram abordados pelo Clube:

02 de setembro de 2022

Palestra sobre Senso Comum, com o Professor Ivan Dourado, docente da área de sociologia da Universidade de Passo Fundo (UPF).

16 de setembro de 2022

Palestra Fontes Confiáveis, Fake News e Silogismos, com os professores do Campus Anselmo Heidrich, João Cavalheiro e Marcos Luft.