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Monitorias, Projetos e Bolsas


O curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais contribui para a materialização da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão através da promoção de ações vinculadas a estes eixos.

Ações são elaboradas e desenvolvidas por docentes e técnicos administrativos do campus, através dos editais anuais de fluxo contínuo e fomento interno disponibilizados pelo IFRS. Estes editais possibilitam e incentivam a participação de estudantes de maneira voluntária ou como bolsistas.

Em 2019, o curso conta(ou) com as seguintes ações nas quais há a participação de estudantes e professores:

 

Projetos de Pesquisa

Título: Empreendedorismo Sênior e Sucessão do Negócio Familiar: um levantamento com empresas familiares do setor industrial
Coordenador: Daniele dos Santos Fontoura
Membros: Gabriela Mara Pedrotti, Leandro Käfer Rosa, Karoline Cristina Milioni.
Bolsista: Marcelo Gabrielli
Resumo:
A importância das empresas caracterizadas como familiares se revela nos aspectos econômicos e sociais e, consequentemente, no desenvolvimento regional.
Apesar da relevância das famílias empresárias, uma pesquisa realizada pela PricewaterhouseCoopers (2016) indica que somente 12% das famílias empresárias chegam a terceira geração e estima que apenas 19% empresas familiares brasileiras tenham um plano de sucessão formalizado.
A partir desta problemática, pretende-se, como objetivo geral, verificar e analisar como as empresas familiares da micro região do entorno do campus Veranópolis do IFRS estão conduzindo o processo desucessão. Busca-se, desta forma, compreender a dinâmica das empresas familiares, nesta região do Rio Grande do Sul, averiguando os percursos de sucessão que foram, estão ou serão encaminhados pelas empresas familiares dos municípios de Veranópolis, Fagundes Varela, Vila Flores, Cotiporã e Nova Prata. Para tanto, será realizada uma pesquisa de abordagem quantitativo-qualitativa e de natureza exploratório-descritiva. A pesquisa será dividida em três fases:
1) coleta de dados primários via entrevistas semiestruturadas com informantes privilegiados;
2) levantamento com empresas da região sobre empreendedorismo sênior e sucessão familiar;
3) entrevistas semiestruturadas com empreendedores seniores chave selecionados após a etapa 2. Espera-se assim que, por meio dos resultados alcançados, esta pesquisa possa repercutir em métodos de intervenção com as organizações locais por meio de ações de ensino e de extensão e, assim, contribuir para o crescimento, a sustentabilidade e a perpetuidade dos arranjos produtivos locais.

 

Título: Práticas de gestão sustentável de recursos humanos e suas implicações: um estudo no setor público
Coordenador: Denise Genari
Membros: Larissa Brandelli Bucco, Patrícia Peter dos Santos Zachia Alan, Roger Sá da Silva, Ana Maria Jung de Andrade.
Estudantes voluntários: Cristiane Alessia Portela; Daiane Ditadi Festa; Jaisso Chiomento e Lidiane Camila Tabaldi Agnolin.
Resumo: No cenário corporativo, percebe-se, atualmente, a valorização do equilíbrio entre as perspectivas da integridade ambiental, da prosperidade econômica e da equidade social, emergindo, assim, um novo paradigma: a gestão sustentável de recursos humanos. Essa abordagem reconhece resultados empresariais mais amplos, incluindo aspectos humanos e sociais nos processos gerenciais. A gestão sustentável de recursos humanos apoia-se na premissa da criação e entrega de práticas condizentes com os princípios da sustentabilidade e na visão de que as pessoas são um recurso importante para o sucesso organizacional. Este projeto de pesquisa objetiva identificar as práticas de gestão sustentável de recursos humanos e os seus impactos nos danos à saúde e nos danos sociais relacionados ao trabalho, na satisfação e no comprometimento organizacional, enfocando instituições do setor público. Para tanto, pretende-se desenvolver uma pesquisa quantitativa, baseada em uma survey, com a participação de servidores públicos. A análise dos dados ocorrerá por meio da modelagem de equações estruturais. A partir do desenvolvimento deste projeto, espera-se identificar as principais práticas de gestão sustentável de recursos humanos, baseadas nas seguintes dimensões: capacidade da organização de atrair e reter talentos; manutenção de uma força de trabalho saudável, produtiva e motivada e; desenvolvimento de competências dos funcionários, com enfoque no cenário atual e futuro. Além disso, se presume que a introdução de práticas sustentáveis de gestão de recursos humanos possibilita minimizar os impactos nos indicadores relacionados às externalidades organizacionais negativas (danos sociais e danos à saúde dos trabalhadores), além de potencializar a satisfação e o comprometimento dos profissionais.

 

Projeto de Ensino – Monitorias

Título: Monitoria de Alunos por Pares na Disciplina de Fundamentos da Matemática
Coordenador: Jorge Nazareno Batista Melo
Membros: Larissa Brandelli Bucco, Maiara Juliane Faust.
Bolsista: Marcos Marcelo Levandovski
Resumo: O projeto de ensino propõe-se a implementar a monitoria de alunos como metodologia de ensino-aprendizagem na disciplina de Matemática, a fim de buscar respostas às dificuldades de aprendizagem através de novas práticas e experiências pedagógicas. Um trabalho na modalidade de monitoria pode se tornar bastante abrangente e próximo para o aluno monitorado na medida em que pode permitir: – mais prática; – mais atividade e variedade; – mais ajuda individualizada; – maior questionamento; – vocabulário mais simples; – mais modelos e demonstração; – mais exemplos relevantes; – uma maior resolução de mal-entendidos..

 

Projetos de Extensão

Título: Gestão de carreiras e participação em processos seletivos
Coordenador: Denise Genari
Membros: Fernanda Pizzato, Roger Sá da Silva.
Resumo: A proposição do curso Gestão de carreiras e participação em processos seletivos é direcionada para alunos dos cursos técnicos (integrado/subsequente) e dos cursos superiores do IFRS, egressos, servidores e profissionais da comunidade externa. Esta capacitação objetiva preparar os participantes para os desafios vinculados ao mundo do trabalho. De maneira específica, o curso visa capacitar os alunos para o desenvolvimento adequado do planejamento de suas carreiras e para a participação em processos seletivos e entrevistas. Para tanto, serão tratados temas como o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, os comportamentos no contexto profissional, o planejamento de carreira, a elaboração do currículo, a participação em entrevistas e a empregabilidade. A iniciativa desta proposta de extensão está vinculada aos seguintes cursos: Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio.

 

Título: Nivelamento em Matemática Básica
Coordenador: Denise Genari
Membros: Erik Schüler, Larissa Brandelli Bucco, Roger Sá da Silva.
Resumo: Curso de nivelamento em matemática básica, voltado a discentes com carências em conteúdos fundamentais, necessários para as disciplinas introdutórias de matemática dos Cursos Superiores ou dos Cursos Técnicos Subsequentes. Além disso, o curso poderá ser realizado por estudantes que necessitem revisar os tópicos básicos da matemática para a participação em processos seletivos em instituições de ensino. A iniciativa desta proposta de extensão está vinculada aos seguintes cursos: Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais.

 

Última atualização em 26/07/2019

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