Cursos Superiores realizam a IV Semana Acadêmica Integrada do Campus Veranópolis

Diversos estudantes juntos em foto.

Alunos do Campus Veranópolis durante semana acadêmica

Nos dias 18 e 19 de maio, no turno da noite, ocorreu a IV Semana Acadêmica Integrada dos Cursos Superiores do IFRS – Campus Veranópolis. Com o tema do evento “Gestão e Tecnologia”  o evento  contou com a participação de empreendedores e empresas da região. As atividades são direcionadas para os estudantes dos cursos superiores de Processos Gerenciais e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Nesta edição, puderam participar  também os estudantes do Ensino Médio Técnico do campus, servidores e a comunidade externa.

A abertura oficial do evento, no dia 18, foi realizada pelo diretor-geral do Campus, Daniel de Carli, e pelo diretor de Ensino, Extensão e Pesquisa, Ademilson Marcos Tonin. O primeiro momento da programação contou com a apresentação cultural dos estudantes do Ensino Médio. Na sequência, a primeira palestra foi realizada pela professora Patrícia Kruel Froner Moreira e facilitadora do Senai, e teve como tema “Liderança 4.0”. A professora apresentou os principais desafios para os líderes no cenário atual.

Após o coffee break, a programação da primeira noite seguiu com a Mesa Redonda “Iniciativas Empreendedoras”, que contou com a participação de Bruno Petrikovski, proprietário da Cafeteria Petroskoffe de Nova Prata, Jésica Capellaro, proprietária da Barbearia Resenha e da Café e Tabacaria Estoril, de Nova Prata e Tainara Santiago da Silva, proprietária da JM Bar e Lancheria de Veranópolis.

Os empreendedores conversaram sobre os desafios que enfrentaram e enfrentam para gerenciar seus negócios. Também deram dicas para o público sobre o processo de constituição de um novo empreendimento. A mesa redonda foi moderada pela professora do campus, Carolina Kruse Ramos. Os alunos do curso técnico em Administração da escola Estadual Cobalchini, de Nova Bassano, prestigiaram a primeira noite do evento.

Avanços tecnológicos são tema do segundo dia do evento

Na segunda noite, dia 19, aconteceram duas palestras. A primeira foi conduzida por Elton Dall Agnol, representando a empresa Sistema Completo de Gestão Empresarial (a00s), de Nova Prata. Ele, abordou o tema “Tecnologia nas práticas de gestão” e apresentou diversos softwares importantes para a gestão de negócios. Além disso, destacou a necessidade do trabalho integrado entre as áreas de tecnologia da Informação e Gestão e Negócios para o bom andamento de qualquer empresa.

Após o coffee break, na segunda palestra, Deivis Grigol, da empresa Digital Way, abordou o tema “Telas Interativas na Educação”. Deivis comentou sobre os avanços da tecnologia, especialmente na área de educação, e apresentou alguns desafios para estudantes e professores se adaptarem a esses avanços.

A IV Semana Acadêmica Integrada dos Cursos Superiores do Campus Veranópolis foi organizada pelos discentes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e do curso de Processos Gerenciais, com o apoio dos demais servidores do campus e de empresas da região.