Curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais promove Visita Técnica

Cave dos Frades em Vila Flores

Os estudantes da disciplina de administração da produção e serviços, do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais (TPG) do Campus Veranópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizaram um estudo sobre a produção no setor de vitivinicultura. A partir dos artigos trabalhados em aula, em maio e junho, foram realizadas duas visitas técnicas em vinícolas da Serra Gaúcha.

No mês de maio, a visita  foi nas vinícolas Miolo e Casa Valduga, ambas em Bento Gonçalves. No mês de junho na vinícola Cave dos Frades, em Vila Flores. A iniciativa buscou aproximar os conteúdos abordados nos componentes curriculares do curso, principalmente o componente de administração da produção e serviços, ampliando os conhecimentos teórico-prático-analítico.

Voltada para os estudantes e docentes do curso, visou promover a interpelação de saberes regionais com os conhecimentos da disciplina. Além de propiciar a realização de um benchmarking pelos alunos, olhando para questões estratégicas, produtivas e de serviços por parte das vinícolas.

As visitas técnicas são importantes espaços para aproximação entre os estudantes e o mercado, tendo em vista sobre-exceder os conhecimentos e competências teóricas desenvolvidos na disciplina. Visa, assim, relacionar o cotidiano acadêmico da gestão aos cenários mais amplos do mercado, além da importância de diálogos com setores regionais e a experiência prática da teoria discutida, possibilitando o exercício estratégico de correlação para os estudantes, comenta Manoella Treis, professora da disciplina.

Casa Valduga, em Bento Gonçalves

Vinícola Miolo, em Bento Gonçalves