Curso gratuito vai auxiliar estudantes a se prepararem para o Processo Seletivo do IFRS

Banner com a frase: #Estude no IFRS Campus Veranópolis. Curso gratuito prepara para o processo seletivo do IFRS. Processo seletivo 2023/1

Estão abertas, até o dia 11 de setembro de 2022, as inscrições para a seleção de participantes do curso de extensão preparatório para o Processo Seletivo de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Pré-IFRS 2022. O curso é gratuito.

O objetivo é preparar estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ou que tenham o Ensino Fundamental completo para realizarem a prova de seleção do IFRS, através de aulas baseadas nos conteúdos programáticos das provas de seleção das disciplinas de Português, Matemática, Biologia, Química, Física, História e Geografia.

Público e realização

O curso é destinado a alunos das Escolas de Ensino Fundamental da região de Veranópolis e será realizado presencialmente no Campus Veranópolis do IFRS. As aulas ocorrerão às sextas-feiras, com início no dia 16 de setembro e término em 02 de dezembro de 2022, no horário das 13h15min às 15h30min.

Serão ofertadas 10 vagas para estudantes de escolas públicas e 05 para estudantes de outras instituições. Caso as vagas não sejam preenchidas por estudantes de escolas públicas, serão abertas para ampla concorrência.

Como se inscrever

Para concorrer a uma vaga é preciso estar regularmente matriculado no 9º ano nas escolas da região ou já ter concluído o ensino fundamental. As inscrições podem ser realizadas por meio do preenchimento do formulário eletrônico ou ainda presencialmente, no campus, com auxílio para quem tiver dúvidas. A seleção dos candidatos se dará por meio de sorteio público, a ser realizado no Campus Veranópolis no dia 12 de setembro de 2022.

As matrículas serão realizadas no primeiro dia de aula e é necessária uma cópia do CPF, RG ou da Certidão de Nascimento do aluno, além de preenchimento de ficha cadastral com autorização dos pais e/ou responsáveis. Lembre-se de que é de sua responsabilidade acompanhar as publicações referentes ao edital que se encontra disponível neste link.

Confira o cronograma:

Período de inscrição – até 11 de setembro de 2022

Sorteio público – 12 de setembro de 2022, às 16h, na biblioteca do Campus Veranópolis

Publicação das inscrições homologadas – 12 de setembro de 2022

Prazo para recurso – 13 de setembro de 2022