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Curso de Cuidadora Infantil do programa Mulheres Mil capacita turma de 25 alunas


Após um hiato de dez anos, o curso de cuidadora infantil voltou a ser organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Veranópolis. Em 2014 foi ofertado em Nova Bassano e, desde setembro de 2024, a unidade conta com uma turma em Veranópolis. 

Vinculado ao Programa Mulheres Mil, ocorre em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do município, que fez a seleção de 25 alunas, em situação de vulnerabilidade social, baixa escolaridade ou violência doméstica. Serão três meses de atividades, sendo três encontros semanais que somam 160 horas ao final. As estudantes recebem auxílio de R$ 60,00 semanais, se cumprida a frequência de 100%. 

 

Formação multidisciplinar

O objetivo do curso é oferecer formação para o trabalho de cuidadora infantil, de forma a possibilitar geração de renda e atuação comunitária e também formação cidadã em direitos humanos e das mulheres. Para isso são trabalhados componentes sobre alimentação e nutrição; brincadeiras, cantigas e literatura; desenvolvimento; primeiros socorros, cuidado e higiene. Também são estudados conteúdos do currículo comum do Mulheres Mil que abordam relações de gênero, questões de raça, mundo do trabalho, economia solidária, educação financeira, saúde da mulher, comunicação e inclusão digital. 

Desde o início das aulas as estudantes trabalham com o mapa da vida nas dimensões individual e coletiva: antes olham para as suas pessoalidades, singularidades e individualidades. A partir disso, são convidadas à problematização, ao olhar para o coletivo, identificando os pontos em comum de cada história individual. A professora Magda Schiavon de Rossi disse que o dia no qual trabalhou a confecção do mapa junto com as alunas foi significativo em sua trajetória enquanto docente. “Ouvir as histórias das mulheres e esses atravessamentos que nos une como seres humanos, é raro nessa sociedade contemporânea, mas pode ser potência para a criação artística.”

A cursista Adriana Demora Marques Menezes aprova a formação que vem recebendo: “É muito bom aprender sobre como trabalhar com uma criança, é algo que gosto muito e pretendo trabalhar posteriormente.” As colegas Tainá Dias e Terezinha Josemara Lima também estão aproveitando e, a exemplo de Adriana, querem fazer mais cursos do programa em busca de qualificação e melhores oportunidades no mundo do trabalho. 

De um lado, estudantes satisfeitas, de outro, professoras empolgadas. É o caso de Bruna de Oliveira Bortolini, que ministra duas disciplinas no curso. “Tem sido um processo bem bonito. Elas participam muito das aulas de Gênero, Raça e Direitos Humanos. Eu penso que seja muito importante para as mulheres se apropriarem das histórias sobre as conquistas e os desafios envolvendo seus direitos ao longo do tempo. Isso ajuda a fortalecer a autoestima e a se empoderar.” 

Já a docente Patricia Kruel Froner Moreira conta ter se surpreendido com a receptividade em relação à disciplina de matemática e da educação financeira: “Me tocou bastante este trabalho, pois aconteceu grande socialização de experiências e saberes. Eu creio que a educação financeira seja um pilar bem importante desse programa porque proporciona às alunas a organização do dinheiro, planejamento, estabelecimento de metas e realização de sonhos. Colaborar com o empoderamento financeiro de mulheres é sensacional! Sou muito grata por participar desse programa e vou sair com boas amigas daqui.”

  

Educação Popular

A metodologia que orienta o Programa Mulheres Mil pauta-se na educação popular, proposta por Paulo Freire, e fundamenta-se nos princípios de dialogicidade, igualdade, problematização e empoderamento.

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