Cinema e debate no Campus Veranópolis

Duas ações serão realizadas no Campus Veranópolis do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) na última semana do mês de junho para celebrar o mês do Orgulho LGBTQIA+ e promover conscientização. As atividades são voltadas para estudantes, servidores e comunidade interessada. Não é necessário realizar inscrições para participar.

Na quinta-feira, 27 de junho de 2024, às 9h, o filme “Hoje eu quero voltar sozinho” será exibido na Biblioteca Cely Carolina Del Pai de Mello. O longa-metragem, de 2014, é brasileiro, do diretor Daniel Ribeiro. Conta a história de Leonardo, que está lidando com desafios típicos da adolescência, incluindo a descoberta da sexualidade. A promoção é dos projetos de ensino Semana de Combate ao Preconceito e Cinema Brasileiro na Biblioteca.

Na sexta-feira, dia 28, ocorrerá debate com tema “Educação sexual na adolescência”, também às 9h e na biblioteca. É uma promoção dos núcleos de Ações Afirmativas (Naaf) e de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepegs) do Campus.

Sobre a data

A sigla LGBTQIA+ refere-se a lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, assexuais e mais uma multiplicidade de identidades de gênero.

O mês de junho passou a celebrar o Orgulho LGBTQIA+ no ano de 1969. Após represálias por parte das autoridades a bares frequentados por pessoas LGBTQIA+, na noite de 28 de junho de 1969, em Nova Iorque (EUA), houve uma resistência dos frequentadores da boate Stonewall Inn. O episódio incentivou outras iniciativas de protesto em várias cidades estadunidenses. No ano seguinte, ocorreu a 1ª Parada do Orgulho Gay.