Campus Veranópolis tem estudante destaque na redação do Enem

Uma estudante do Campus Veranópolis do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) foi destaque na nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio 2021. Laura Tedesco Bressan, que concluiu recentemente o curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, fez 980 pontos na redação, sendo que a nota máxima é mil. Com boas notas também nas demais áreas de conhecimento no Enem, ela conquistou uma vaga no curso de Letras da Ufrgs – além de ter passado na Ufrgs pelo concurso vestibular para o curso de Jornalismo.

Laura conta que persistir nos estudos e manter a serenidade na hora das provas é decisivo para conquistar um bom resultado. “Realizei o Enem nos meus três anos de ensino médio, tendo resultados sucessivamente melhores e mais altos, especialmente na redação, o que acredito que também é decorrente da prática e do domínio da realização da prova”, observa. Amante de leitura desde pequena, ela aproveitou as oportunidades na vida escolar para vivenciar novas experiências, atuando em jornal e rádio do município e sendo bolsista em um projeto de extensão do Departamento de Comunicação do IFRS (Reitoria).

“Acredito que um diferencial presente na minha redação, e que nos últimos anos têm ganhado destaque no Enem, é o uso de repertórios contemporâneos, por meio de séries, filmes, músicas, novelas, e situações mais presentes no cotidiano dos jovens. Na minha redação do Enem 2021, utilizei a série Ponto Cego (Blindspot) para falar de “Invisibilidade e Registro Civil: garantindo o direito à cidadania no Brasil”, em virtude de a série trazer como protagonista a personagem Jane Doe – codinome utilizado para pessoas desconhecidas, que não possuem nome, ou registros, e que no Brasil ganha a tradução de João ou Joana Ninguém”, aponta.

Confira dicas da Laura para aprimorar a escrita:
“1. Leia muito (e questione o dobro!) – porque a leitura amplia o domínio da língua. E não precisam ser leituras formais no estilo Machado de Assis. Harry Potter, Paula Pimenta e Kiera Cass ampliam conhecimento de vocabulário e repertório tanto quanto José de Alencar e Shakespeare. E questionar é essencial porque o tema da redação geralmente aponta um problema, então, o aluno precisa saber o que pensa para defender sua opinião e suas propostas para solucionar o problema.
2. Acredite em si mesmo! – a escola pública, ou mesmo um estudante que não tem condições de pagar um professor particular de redação, tem a mesma capacidade de alcançar uma nota boa quanto quem tem as melhores possibilidades. Os alunos é que fazem a instituição, e os alunos é quem farão a prova, então, seus resultados serão reflexos de sua jornada em busca de conhecimento. Esse conhecimento pode ser adquirido ao longo do dia a dia dos anos de ensino médio, seja por meio de séries informais e acontecimentos vistos no Twitter ou Instagram, ou de leituras e cursos formais. O importante é não impor limites para si mesmo em função de alguma adversidade.”