Campus Veranópolis se reúne com o Comitê Nacional de Escolas Unesco do Brasil

Na quinta-feira, 06 de julho de 2023, o IFRS – Campus Veranópolis recebeu a equipe do Comitê Nacional de Escolas Unesco do Brasil, Sueli Schabbach e Ery Jardim. O objetivo da visita foi discutir estratégias de cooperação técnica e parceria acadêmica entre a rede Programa das Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA/Unesco) e a instituição.

Foram abordados temas como capacitação de professores do ensino básico em robótica educacional, letramento digital, inteligência artificial e outros da área de Steam (Ciências, Tecnologia, Artes e Matemática, na sigla em inglês). Recentemente, a unidade foi convidada a participar da rede PEA/Unesco, tendo em vista o expertise técnico do campus em tecnologias Steam e sua vocação como instituição alinhada aos princípios da Unesco.

Está previsto um evento de capacitação docente em letramento digital e robótica educacional, no qual o IFRS auxiliará a rede PEA/Unesco a capacitar os professores  das escolas da rede do Rio Grande do Sul.

A Pea/Unesco é uma rede de escolas que pertence a uma comunidade global reconhecida desde 1953 pelo seu papel na partilha e difusão de valores, na educação para a compreensão internacional e na inovação educativa, como os direitos humanos e a dignidade humana, a igualdade de gênero, a cultura da paz e da não violência, a justiça e a democracia, o respeito pela diversidade e a solidariedade internacional.

Participaram da reunião o diretor-geral do campus, Daniel de Carli; o coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação,  Humberto Moura; e o coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Marcos Corino.

Devem ocorrer reuniões mensais entre o IFRS – Campus Veranópolis e a equipe do Comitê Nacional de Escolas Unesco do Brasil, a próxima deve ser realizada na primeira semana de agosto.