Campus Veranópolis realizou atividades em alusão à Semana Farroupilha

De 19 a 24 de setembro de 2022, o IFRS Campus Veranópolis foi palco de uma série de atividades realizadas pelo projeto de extensão Semana Farroupilha: compreendendo a história, o mito e a tradição gaúcha, que integrou o programa de extensão Artes e Talentos Culturais do campus.

Na segunda-feira, dia 19, as crianças do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Rincão da Roça Reúna, Amanda Lorini de Carli, Eduardo Padova e Rafael Sartori Rigo, realizaram oficina de chimarrão, apresentação musical e declamação. O professor do campus, Otônio Dutra da Silva, ministrou a oficina de dança gaúcha para alunos e servidores.

Na quarta, dia 21, o professor Otônio, que possui vasta experiência tradicionalista, proferiu uma palestra sobre o histórico e significado das vestimentas e costumes gaúchos. A atividade ocorreu na Biblioteca, juntamente com a 2ª ExpoBiblioteca: cultura e arte gauchescas.

Bailinho e visita da egressa Laura

Um bailinho gaudério foi a programação da quinta-feira, dia 22. Na sexta, dia 23, foi a vez de receber a egressa do campus, Laura Tedesco Bressan, atual 3ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul. Laura contou sobre sua vivência no prendado e a importância da sua formação no Ensino Médio Integrado em Administração para que obtivesse êxito no concurso para Gestão de Prendas 2022/2023. A disputa contém provas escrita, oral e artística, além de mostra folclórica.

Para finalizar as atividades da semana farroupilha, no sábado, dia 24, após a entrega de boletins aos responsáveis pelos estudantes do Ensino Médio Integrado, houve apresentação do CTG Rincão da Roça Reúna. Na oportunidade, os alunos do 3º ano do Técnico em Administração organizaram a venda de comidas típicas. A atividade faz parte das ações para arrecadação de recursos para formatura e é desenvolvida nas disciplinas de Administração Financeira e Projeto Integrador II.

Todas as atividades ocorreram durante o intervalo do turno da tarde do Ensino Médio.

O CTG Rincão da Roça Reúna é parceiro do campus no projeto de extensão Parceria Arte, Cultura e Educação – IFRS Veranópolis e CTG. A sede da instituição fica junto às dependências do Campus Veranópolis.

Sobre a ExpoBiblioteca

A atividade teve por objetivo promover análise crítica sobre a cultura e a formação do povo gaúcho, a partir da educação patrimonial, por meio de uma exposição temática de livros, indumentárias, artefatos, objetos, decorações que constituem as referências culturais do tradicionalismo gaúcho.