Campus Veranópolis realiza primeira solenidade de conclusão de curso

A sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018, ficará na história do Campus Veranópolis do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Ocorreu a primeira solenidade de conclusão de curso regular do campus, quando 12 estudantes receberam o título de técnico em informática. Familiares e amigos dos concluintes prestigiaram a atividade, na Sociedade Alfredo Chavense.

Representando a Reitoria, a pró-reitora de Administração, Tatiana Weber, destacou a emoção de participar do momento, um marco na memória da instituição, dos servidores e dos estudantes. Frisou que os alunos conseguiram vencer as dificuldades de fazer um curso noturno, durante dois anos, e se chegaram até a formatura é porque são merecedores. A pró-reitora lembrou que em 2018 os Institutos Federais completarão uma década de atuação e, neste período, iniciaram uma revolução no acesso à educação. “Vocês tiveram o privilégio de continuar morando em casa e ter acesso à educação pública, gratuita e de qualidade; e agora, poderão continuar os estudos sem sair de Veranópolis”, salientou Tatiana, agradecendo aos estudantes e familiares por terem acreditado na instituição.

Em sua fala, o diretor-geral do campus, Erik Schüler, lembrou da transformação do campus desde o início do curso, no ano de 2015. As instalações físicas estavam em situação precária e foram necessários muitos investimentos e trabalho das equipes para as melhorias. Agradeceu a paciência dos estudantes e desejou sucesso aos novos técnicos em informática. “Vocês são prova viva de nossa evolução. Façam valer o investimento que fizemos e fazemos em prol de vocês, alunos do Campus Veranópolis. Sempre que precisarem, estaremos por lá”, finalizou.

O coordenador do curso e paraninfo da turma, Ernâni Teixeira Liberali, declarou que se orgulha de ter acompanhando a trajetória dos estudantes, pessoas com histórias diferentes, mas com um objetivo comum: a busca pelo aprimoramento profissional: “Hoje é um dia de grande alegria para nós do IFRS, familiares e amigos dos concluintes. Carreguem com orgulho o título que lhes é conferido nesta noite!”

Como orador da turma, o concluinte Everton Laerte Tessari fez uma brincadeira com os colegas, destacando características de cada um, e homenageou, em memória, o colega Antonio Girotto Junior. Everton ainda enfatizou: “O Instituto foi o nosso primeiro desafio, local de nossas primeiras interações e brincadeiras. Também foi o local onde começamos a ter responsabilidades, mas, acima de tudo, foi onde nos tornamos o que somos.”

O juramento institucional foi prestado pelo concluinte Guilherme Artur Bragagnolo e os homenageados da turma foram o técnico Ademilson Marcos Tonin e o professor Marcos Juares Vissoto Corino.

Composição da mesa de autoridades:

Coordenador do curso e paraninfo da turma, Ernâni Teixeira Liberali; diretor-geral do Campus Veranópolis, Erik Schüler; pró-reitora de Administração, Tatiana Weber; diretora de Ensino do campus, Larissa Brandelli Bucco; e coordenador de registros escolares e homenageado da turma, Ademilson Marcos Tonin.

Receberam o título de técnico em Informática pelo Campus Veranópolis do IFRS, em curso na modalidade subsequente ao Ensino Médio:

Alexandra Campagnaro Francio

Bernardo Brusamarello Giaboeski

Everton Laerte Tessari

Felipe Gabrielli

Gabriel Ravadeli Guerin

Guilherme Artur Bragagnolo

Jean Brena

João Octávio Matiello

Luís Mário Roncato

Paulo Silandro Chaves Gonçalves

Rafael Zacaria Moreira