Ideb 2023: Campus Veranópolis está na lista das 20 melhores notas do ensino médio no Rio Grande de Sul

O Campus Veranópolis do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) está na 17ª posição na lista das escolas de ensino médio gaúchas com as melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023. A unidade conquistou 5,6, superando a nota média obtida no Estado (que foi 4,2) e no país (4,3).

O indicador de qualidade da educação foi divulgado na última semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Em todo o Rio Grande do Sul, são 542 instituições com nota nesta avaliação, sendo que das unidades do IFRS são apenas dois campi. Além de Veranópolis, o Campus Erechim está na relação e conquistou a quarta melhor colocação do Estado entre as escolas de ensino médio, ficando com 6,4.

A atenção dedicada ao potencial de cada estudante é um dos fatores de influência para o bom resultado, avalia o diretor-geral do Campus Veranópolis, Amir Tauille. “Buscamos identificar o potencial de cada aluno. Tentamos trazer aqueles com dificuldade para mais perto, adequar o conteúdo para eles. Existe um esforço para que todos tenham acesso ao conhecimento. E os alunos, identificando isso, também se esforçam mais”, declara Amir. O diretor cita também a contribuição dos projetos de ensino, pesquisa e extensão para a formação dos estudantes, indo além do aprendizado em sala de aula.

Sobre o Ideb

O Ideb é composto por dados referentes à taxa de rendimento escolar (aprovação dos estudantes) e às médias de desempenho nas avaliações aplicadas pelo Inep nas provas de Português e Matemática. O cálculo se dá a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb.

▶️ As planilhas detalhadas com as taxas de aprovação, notas no Saeb, Ideb e projeções por escolas e localidades estão disponíveis no site do Inep.