Institucional
Campus promove diálogo sobre inclusão, combate à discriminação e educação antirracista
O Campus Veranópolis do IFRS recebeu, na terça-feira, 13 de maio de 2026, representantes da Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) para uma série de atividades voltadas à promoção da inclusão, do respeito às diferenças e ao fortalecimento das políticas institucionais de enfrentamento às discriminações.
Participaram da programação as assessoras de Relações Étnico-Raciais, Alba Cristina Salatino; de Gênero e Sexualidades, Lauren Lacerda; e a psicóloga Ana François, da Diretoria de Assuntos Estudantis. Na agenda da manhã, ocorreu uma conversa com os servidores sobre a Política de Prevenção e Enfrentamento aos Assédios e às Discriminações, abordando fluxos e protocolos de denúncia disponíveis na instituição.
A atividade contou ainda com a participação do professor convidado Arthur Ernesto, da Secretaria da Educação (Seduc/RS), que ministrou uma palestra sobre práticas pedagógicas voltadas à educação antirracista.
No turno da tarde, a programação foi direcionada aos estudantes dos 1º e 2º anos dos cursos técnicos em Administração e Informática. A roda de conversa abordou temas relacionados ao acesso e à permanência estudantil, respeito às diferenças e ações afirmativas. Aproveitando o contexto histórico da abolição da escravatura, o encontro promoveu reflexões sobre gênero, raça e a importância das políticas de inclusão social e educacional.
Os bolsistas Guilherme Almeida Crestani e Mauren Taglian Dalla Costa, integrantes de projetos de ensino ligados aos Núcleos de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (Neabi) e de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgs), acompanharam as atividades e dialogaram com as servidoras convidadas.
Para o coordenador dos Núcleos, Márcio Soares dos Santos, momentos como esse fortalecem as políticas institucionais de inclusão e ampliam o diálogo com a comunidade acadêmica. “O IFRS disponibiliza canais para denúncias, e é necessário ressaltar esses caminhos para os estudantes ingressantes. Os discentes precisam estar tranquilos na etapa escolar”, conclui.



