Campus é destaque na premiação regional da Obmep 2023

Campus Veranópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foi duplamente reconhecido durante a cerimônia regional de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), edição 2023, ocorrida no último sábado, 17 de agosto. O evento foi realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre.

A primeira premiação foi concedida ao estudante Fernando Bós Fabro, do 2º ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. Ele recebeu a medalha de prata nacional pelo seu desempenho na olimpíada. O prêmio foi entregue pela futura reitora da UFRGS, a professora Marcia Barbosa.

Além da prata, o campus também conquistou o troféu de Escola Premiada. A unidade alcançou o maior número de pontos em seu grupo (escola pública seletiva, ou seja, que admite os estudantes por processo de seleção) e também pelo desempenho geral de seus estudantes na edição de 2023. Todos os seis alunos que participaram da 2ª fase foram premiados e receberam menção honrosa pela excelente atuação.

Estudantes premiados:

• Allan dos Santos Telles – 2º ano Técnico em Informática para Internet
  • Arthur Reis Moreira – 2º ano Técnico em Informática para Internet
  • Augusto Antoniolli – 2º ano Técnico em Informática para Internet
  • Matias Cortelini Zacharias – 3º ano Técnico em Administração
  • Rafael Prescendo – 2º ano Técnico em Informática para Internet
  • Romeu Antonio Ambrosini Tonin – 3º ano Técnico em Administração

Além dos estudantes, o campus também foi representado na cerimônia pelo diretor de Ensino, Marcos Vinícios Luft, e pelo professor de Matemática, Otonio Dutra da Silva, responsável por incentivar, orientar e preparar os alunos para a olimpíada.

Edição Obmep 2024

Na edição deste ano, o campus conta com 12 classificados para a 2ª fase. Essa etapa irá acontecer em 7 de outubro.

Os classificados são:

• Allan dos Santos Telles – 2º ano Técnico em Informática para Internet
  • Arthur Reis Moreira – 2º ano Técnico em Informática para Internet
  • Augusto Antoniolli – 2º ano Técnico em Informática para Internet
  • Fernando Bós Fabro – 2º ano Técnico em Administração
  • Isabela Boccalon – 1º ano Técnico em Informática para Internet
  • Kauan de Melo Zembruski – 1º ano Técnico em Informática para Internet
  • Lorenzo Furlani Miotto – 2º ano Técnico em Administração
  • [Matias Cortelini Zacharias – 3º ano Técnico em Administração
  • Noah Koste Telles – 2º ano Técnico em Informática para Internet
  • Roberta Concolatto – 2º ano Técnico em Informática para Internet
  • Tyago Simioni Boscheti – 2º ano Técnico em Administração
  • Victória Canfild Peruzzo Yafa – 2º ano Técnico em Administração

Sobre a Obmep

Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Obmep é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

Destinada a estudantes do 6º ano do fundamental ao 3º ano do médio, a competição contribui para estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos da disciplina.

A olimpíada também visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que um maior número de alunos brasileiros tenha acesso a material didático de qualidade.