Campus desenvolve projeto para produção de EPIs

O Campus Veranópolis do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), está executando o projeto: Mobilização para a Produção de EPIs e Ações de Prevenção à Covid-19, que tem por objetivo, mobilizar a comunidade em uma força tarefa para a produção de equipamentos de proteção individual (EPIs), tais como: máscaras, toucas e aventais. O material produzido será destinado aos profissionais da saúde pública dos municípios de Veranópolis e Nova Prata.

O projeto conta com o envolvimento de servidores do Campus e voluntários das comunidades de Veranópolis e Nova Prata.

O material utilizado na confecção dos EPIs é proveniente de doações do próprio IFRS e seus servidores. O processo de produção ocorre da seguinte forma: o Tecido Não Tecido (TNT) é cortado, conforme modelos criados pelos membros da área da saúde participantes do projeto, em seguida costurado pelas costureiras voluntárias, após os EPIs são esterilizados em autoclave e embalados para a entrega.

Estão em processo de produção 223 jalecos, 816 máscaras e 11 toucas. Parte dos EPIs prontos, foram doados para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Nova Prata, as Unidades Básicas de Saúde e Hospitais de Nova Prata e Veranópolis. E uma parte das máscaras será reservada para uso dos alunos e servidores do Campus Veranópolis, quando as atividades presenciais forem retomadas.