Campus celebra o Dia da Consciência Negra

Na última quarta-feira, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, data que tem por objetivo ressaltar as dificuldades que os negros passaram e vêm enfrentando há séculos. O Campus Veranópolis do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) celebrou a data com a apresentações de três grupos que explanaram sobre os temas: Ações na educação para o combate ao preconceito, intolerância religiosa ou mapa da violência, personalidades negras e a importância da representatividade.

Ao final das apresentações a comunidade acadêmica foi convidada a participar e debater sobre o assunto.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Ações Afirmativas (Naaf) sob coordenação do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, e foi uma das ações do projeto de extensão denominado “Reproduzir conhecimentos, jamais preconceitos!”, que contou com a participação dos estudantes do Ensino Médio em três encontros com o Movimento Negro Raízes de Bento Gonçalves.”

Sobre o Dia Nacional da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra, comemorado em todo território nacional, em 20 de novembro, data escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, que lutou contra a escravidão no nordeste.

A celebração relembra a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade. Afinal, as gerações de afro-brasileiros que sucederam a época de escravidão sofreram (e ainda sofrem) diversos níveis de preconceito.

A data foi estabelecida pelo projeto Lei n.º 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, somente em 2011 a lei foi sancionada (Lei 12.519/2011) pela então presidente Dilma Rousseff.

Em alguns estados do país, o Dia da Consciência Negra é feriado como no Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e Mato Grosso.

Acesse mais fotos do evento