Início do conteúdo

2023


CAFÉ LiterArte: UMA XÍCARA DE SABOR E SABER COM ERUDIÇÃO: 2ª edição
Descrição: Este projeto buscou desenvolver estratégias para despertar o gosto pela
literatura. Envolver os alunos em leituras de contos e apresentações artísticas promoveu
conhecimentos básicos sobre determinados autores e seus textos, e o desenvolvimento
de habilidades de expressões oral e escrita. Pensando num cenário mais otimista, quem
sabe, se consegue engajar os estudantes ao hábito diário da leitura de livros de literatura.
Os estudantes dos cursos técnicos integrado ao ensino médio realizaram apresentações
artísticas no Câmpus Veranópolis no primeiro semestre, e na Escola Municipal Irmão
Jerônimo no segundo semestre.
Coordenadora: Alcione Moraes Jacques
Integrantes: Francieli Fuchina, Magda Gisela Cruz dos Santos, João Carlos Cavalheiro, Cleandro Stevão Tombini, Adriana Tedesco, Sandra Beatriz Rathke.

 

BIBLIOTECA IFRS NA COMUNIDADE: ARTE, LITERATURA E CULTURA NO MUNICÍPIO DE VERANOPOLIS
Descrição: O projeto “Biblioteca IFRS na Comunidade: Arte, Literatura e Cultura” tem
como principal objetivo a catalogação e informatização do pequeno acervo da Biblioteca
da Escola Municipal de Educação Infantil Irmã Laura, situada no município de
Veranópolis. Esta iniciativa surgiu a partir de uma conversa informal com a vice-diretora
da escola e a servidora da biblioteca do IFRS – Campus Veranópolis. Era uma demanda
da comunidade escolar, em virtude da escola não possuir um bibliotecário encarregado de
catalogar e organizar o espaço. Tarefas como a classificação dos livros por cores e
informatização do acervo estão sendo realizadas em colaboração com a bibliotecária do
município de Veranópolis que conduzirá a catalogação. A expectativa é que, ao finalizar
este projeto, a escola conte com um ambiente mais agradável e estimulante, capaz de
despertar ainda mais o interesse das crianças pela leitura. Como parte das atividades do
projeto, e em comemoração à Semana da Criança do município, foram previstas
apresentações de clássicos infantis às crianças da escola. Durante três dias, estudantes
do 2º ano do curso Técnico em Administração do Câmpus, encenaram adaptações dos
clássicos Os três porquinhos, Chapeuzinho vermelho e Cachinhos dourados. Os grupos
ensaiaram na biblioteca do Câmpus e nos dias das apresentações foram acompanhados
pelas orientadoras (professora de literatura e auxiliar de biblioteca), que os levaram até a
escola.
Coordenadora: Francieli Fuchina
Equipe do projeto: Francieli Fuchina, Alcione Moraes Jacques,Maiara Juliane Faust, Rafaela Emanuelle Hubner
Bibliotecária coordenadora adjunta no projeto: Roberta Remor Reche

Última atualização em 18/03/2024

Fim do conteúdo