Amir Tauille é eleito diretor-geral do Campus Veranópolis

Amir Tauille durante atividades de extensão Foto: arquivo pessoal

Saiba mais sobre o eleito. A posse deve ocorrer em fevereiro de 2024 para um mandato de quatro anos

O professor Amir Tauille foi eleito diretor-geral do IFRS Campus Veranópolis, conforme os resultados preliminares, divulgados pela Comissão Eleitoral Central do Instituto na sexta-feira, 06 de outubro de 2023. Para o cargo de reitor, o também professor Júlio Xandro Heck foi reeleito.

Amir Tauille é graduado em Processamento de Dados, tem especialização e mestrado em Ciências da Computação. Atua no magistério há 25 anos. Em março de 2007 iniciou sua carreira como servidor público na Escola Técnica Federal que posteriormente aderiu aos Institutos  Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, onde leciona há 16 anos. Atua no IFRS desde 2021, como professor do Campus Veranópolis.

Foi diretor-geral do Campus São Francisco do Sul no Instituto Federal Catarinense (IFC) por dois mandatos, trabalhou na implantação e coordenou cursos e projetos. Nascido em União da Vitória/PR, é casado com Graciani, psicopedagoga e pai de três filhos.

Abaixo confira três perguntas feitas ao diretor eleito

1) Quais os principais desafios para os próximos quatro anos?

Os desafios são muitos, vamos nos concentrar principalmente na reestruturação do campus nas seguintes áreas:
– Consolidação do campus para o modelo 40/26: 40 docentes e 26 técnicos administrativos, possibilitando desta forma ter mais servidores e orçamento para executar as ações necessárias;
– Implementar novos cursos e oferecer mais opções para a comunidade atendida;
– Incentivar e ampliar os projetos de arte e cultura no campus;
– Buscar uma estrutura completa, que contemple auditório, refeitório, estacionamentos melhores, quadra esportiva fechada que permita ter aulas de Educação Física mesmo em dias de chuva;
– Acessibilidade na entrada de veículos para tornar o acesso ao campus mais seguro, como por exemplo: Asfaltar a entrada que atualmente traz risco de danos aos veículos, principalmente em dias de chuva. A outra entrada do campus também deve ser melhorada em sua iluminação, cobertura  e calçamento para os que aguardam o transporte coletivo possibilitando mais  segurança e conforto;
– Iniciar o processo de edital para a cantina, para que os alunos e servidores tenham uma opção de alimentação no almoço e intervalos entre as aulas do turno da tarde e o turno da noite;
– Melhorar a estrutura das salas de aula e laboratórios para que professores e alunos desfrutem de uma educação de qualidade;
– Finalizar com a maior brevidade possível a reforma do prédio que abrigará os docentes, gabinete e setor administrativos para que possamos reestruturar laboratórios de informática e salas de aula.

2) E quais as principais ações que irá tomar para enfrentá-las?

A gestão buscará recursos extraorçamentários e complementação orçamentária, que permitam implementar as ações propostas. Além disso, vamos unir esforços com a reitoria, para que o nosso campus entre no modelo 40/26, melhorando assim seu orçamento, possibilitando concretizar tais ações.

3) Qual a primeira medida que pretende tomar enquanto diretor?

Vamos buscar o edital da cantina, mesmo antes de assumirmos o mandato. Para isso, vamos entrar em contato com a reitoria e verificar a viabilidade de antecipar esta ação. Outro ponto prioritário é melhorar os acessos ao campus e para isso vamos pensar em conjunto com a reitoria, qual a melhor estratégia para viabilizarmos esta reforma o mais rápido possível, e finalmente, executar o processo de aquisição de lanches através do PNAE e recursos do campus o mais rápido possível, de forma que os alunos não fiquem sem a alimentação e em paralelo garantir a qualidade dos alimentos adquiridos.

Eleições 2023

As eleições para escolher reitor e diretores-gerais dos 17 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) ocorreram na quinta-feira, 05 de outubro. O pleito foi realizado das 9h às 21h, pela primeira vez em ambiente virtual. Imediatamente após esse horário ocorreu a transmissão pelo Youtube da apuração dos votos.

Homologação e posse

O próximo procedimento é a homologação do resultado das eleições em reunião do Conselho Superior (Consup) da Instituição. A posse do reitor ocorrerá no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, provavelmente no mês de fevereiro de 2024 e a posse dos novos diretores-gerais também está prevista para o mesmo mês, em Bento Gonçalves.