Abertas as inscrições do processo seletivo de estudantes do IFRS

O Campus Veranópolis do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) oferece vagas em um curso técnico integrado ao Ensino Médio e dois cursos superiores (confira abaixo), todos gratuitos, com aulas a partir do primeiro semestre de 2019. Para ingressar, é preciso participar de um processo de seleção (veja abaixo como funciona). As inscrições são online e estão abertas desta segunda-feira, 8 de outubro de 2018, até o dia 7 de novembro  de 2018, pelo site ingresso.ifrs.edu.br. O campus (endereço abaixo) disponibiliza computador conectado à internet para os candidatos que necessitarem.

A taxa de inscrição da seleção custa R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para oscursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os cursos de graduação.

Saiba mais
Os documentos com as orientações e o detalhamento do processo (editais) e todas as novidades podem ser acompanhados pelo site ingresso.ifrs.edu.br. As provas serão aplicadas em 2 de dezembro de 2018.

Como funciona a seleção:

• Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: Os cursos integrados permitem a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente. Têm como pré-requisito para ingresso o Ensino Fundamental concluído, e o candidato ingressa obrigatoriamente no primeiro ano. O exame de seleção para essas duas modalidades constitui-se de prova com 40 questões objetivas que visa à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Fundamental (Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Língua Portuguesa).
  • Cursos superiores:  Os cursos superiores têm como pré-requisito para ingresso o Ensino Médio concluído. O IFRS oferece cursos superiores de tecnologia (cuja vocação é atender a demandas específicas do mundo do trabalho), bacharelados (formam para atuar de forma mais ampla no mundo do trabalho), licenciaturas (indicados para quem
    quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas à didática, psicologia e pedagogia).
    Na hora de inscrever-se no processo seletivo para um curso superior, o estudante pode optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (de 2013 até o atual – 2018). Ao optar pela prova, o candidato deverá prestar um exame com uma prova de redação e 45 questões objetivas (Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – incluindo questões de língua inglesa ou língua espanhola), que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio.

Vale lembrar que o IFRS não participa mais da seleção pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

>> Opções no Campus Veranópolis

Campus Veranópolis (BR-470 km 172, nº 6.500, Bairro Sapopema – Veranópolis)

Turno Vagas
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Superior Noite 30