Geral
Estudantes e servidores poderão escolher futuros gestores do IFRS no dia 2 de outubro
Será realizada na próxima quarta-feira, dia 2 de outubro de 2019, das 9h às 21h, a consulta eleitoral para reitor e diretor(a)-geral de campus do IFRS. Servidores ativos e alunos regularmente matriculados nos cursos de ensino técnico, de graduação e de pós-graduação poderão votar.
As eleições ocorrerão em todas as unidades (Reitoria e 17 campi), e as listas de aptos a votar podem ser consultadas nos sites institucionais, nas páginas do processo eleitoral. Os locais de votação também já estão disponíveis na página. A votação ocorrerá em cédulas de papel, conforme modelo que deve ser divulgado no site até o dia 30 de setembro.
A campanha eleitoral deve ser encerrada até as 22h do dia 30 de setembro, conforme o Regulamento do processo.
Na hora de votar
Para votar, é preciso apresentar documento oficial original com foto. Valem RG (Carteira de Identidade), Carteira de Habilitação, Passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira de Órgão de Classe, crachá emitido pelo IFRS e Carteira de Identificação Estudantil (conhecida como “Documento do Estudante”).
Vale lembrar que o voto é secreto e nominal, assim cada um tem a liberdade de escolher o(a) candidato(a) que considera o(a) melhor para a instituição. Apesar de não ser obrigatório, é uma oportunidade de contribuir para o futuro da instituição.
O votante deverá escolher um candidato para o cargo de reitor e um candidato para o cargo de diretor-geral de campus.
Importante saber, refletir e agir*
Informe-se sobre os candidatos. Voto consciente é o melhor caminho.
Quando você deixa de votar, são os outros que acabam escolhendo por você.
*As orientações são reproduzidas de campanha realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral em 2018 (mais informações e materiais podem ser encontrados no site de campanhas publicitárias do TSE)
Sobre os resultados do processo eleitoral
O Resultado Preliminar será divulgado nos sites até as 18h do dia 3 de outubro de 2019. Nas unidades em que há mais de dois candidatos, caso os votos do primeiro colocado não seja superior à soma dos votos dos demais candidatos, haverá segundo turno de votação, no dia 23 de outubro – melhor detalhamento pode ser conferido no Regulamento eleitoral.