Início do conteúdo

Napne promove atividade em alusão ao dia de luta da Pessoa com Deficiência


Em alusão ao dia nacional de luta da Pessoa com Deficiência (PcD), em 21 de setembro, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do IFRS Campus Veranópolis promoveu uma palestra em dois momentos.

Sob o título “Um re(olhar) à vida”, foi proferida por Rodrigo Costa, ex-estudante da instituição. Na terça-feira, 23 de setembro de 2025,  à noite, para os alunos dos cursos superiores de graduação e, na tarde de quinta, 25, para os do integrado ao ensino médio, além de servidores.

Na oportunidade, mesmo não havendo estudantes surdos no campus, uma tradutora em Língua Brasileira de  Sinais (Libras), Jaciara Piccoli, destacou,  interpretando em sinais, as principais mensagens do palestrante, além de ensinar alguns sinais básicos de comunicação: bom dia, boa tarde, boa noite, como vai você?, eu te amo e etc. A ideia da ação foi aproximar os alunos de uma  comunicação mais  inclusiva.

História de Rodrigo

Aos 16 anos, Rodrigo sofreu um acidente de moto e teve uma lesão  na medula, ficando impossibilitado de andar. Hoje, está em seu terceiro mandato enquanto vereador e exerce suas atividades de maneira independente. Ele dirige sozinho e monta e desmonta sua cadeira de rodas. Conforme conta, só precisa de ajuda para subir escadas. Segundo Costa, seu lema é “agradecer mais e reclamar menos”, “seguir em frente e sonhar em um dia poder voltar a caminhar.”

Fim do conteúdo