Geral
Atividade marca o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência
Para celebrar o Dia de Luta da pessoa com Deficiência, o Campus Veranópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) promoveu o trabalho cênico “Em dest(arte). A atividade ocorreu no dia 25 de setembro, com a participação da comunidade acadêmica.
A peça conta a história de amizade entre Carlos, um jovem com dificuldades de aprendizagem, e Sofia, uma nova aluna que enfrenta desafios semelhantes. Juntos, eles descobrem a força para superar as adversidades. Nela são abordados temas como inclusão, bullying e a importância da educação inclusiva, convidando o público a refletir sobre a importância de valorizar as diferenças e criar um ambiente escolar acolhedor e inclusivo.
A produção e organização foi do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) com o apoio do núcleo de estudantes voluntários para a criação cênica.
Sobre o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência
O Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro no Brasil, é uma data que busca promover a conscientização sobre os direitos e as necessidades das pessoas com deficiência. A origem dessa comemoração remete à luta por visibilidade, inclusão e respeito, sendo um momento para refletir sobre os desafios enfrentados por esse grupo. Diversas ações e eventos são organizados para sensibilizar a sociedade, destacar conquistas e discutir os obstáculos que ainda precisam ser superados. A data também é uma oportunidade para promover a acessibilidade em todos os aspectos da vida cotidiana, desde o ambiente físico até a educação e o trabalho.