Projeto desenvolvido no campus busca valorizar os imigrantes residentes na região

Oportunizar diálogos que permitam dar visibilidade às diferentes etnias presentes em Veranópolis e, a partir disso, promover a afirmação e o respeito às diferenças e a empatia entre os envolvidos. Com esse objetivo, o projeto de extensão do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Veranópolis, “Diálogos Interculturais: imigrantes de ontem e de hoje na região de Veranópolis”, realizou neste mês de julho o primeiro encontro.

Na ocasião, estiveram presentes pessoas provenientes de Cuba, Marrocos, Senegal e Uruguai, e descendentes dos primeiros imigrantes italianos da região. Realizada no campus, a roda de conversa teve como foco as trajetórias sociais e a cultura dos países de origem dos estrangeiros. Os convidados expuseram objetos que contam um pouco de suas histórias e de seus países.

Os próximos encontros abordarão as artes, a literatura e as práticas corporais das regiões dos participantes, através de oficinas e sarau literário, de forma a valorizar a diversidade cultural. A equipe planeja também elaborar um minidocumentário a ser produzido a partir de visitas feitas aos imigrantes.

Participação aberta

O projeto está aberto a imigrantes que desejarem participar das próximas atividades. Interessados podem entrar em contato pelo telefone: (51) 98630-2524 ou por e-mail: [email protected].

A coordenação do Diálogos é da professora de Sociologia Magda Santos e conta com os estudantes bolsistas Adilson Coutinho e Eduarda Deconto, e também com os professores colaboradores Anselmo Heidrich (Geografia), Bruna Bortolini (Filosofia), Janaína Andretta (Educação Física) e Marcos Luft (História), e com a bibliotecária Sandra Rathke.