Sexta edição da Mepe contou com a apresentação de 39 trabalhos de estudantes

Abertura da Mepe 2023 no turno da noite

A sexta edição da Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão (Mepe) do IFRS Campus Veranópolis foi realizada na terça-feira, 21 de novembro de 2023. Constituída enquanto um espaço para integração, compartilhamento e promoção de trabalhos realizados por estudantes e egressos dos cursos regulares e de extensão, teve como tema  “A arte de fazer ciência: a cultura e o epistêmico”. Foram 39 trabalhos apresentados: 27 do ensino médio técnico e 12 do ensino superior.

A palestra realizada no turno da tarde, “Ciência transformando vidas”, foi ministrada pela professora e diretora-geral do Campus Osório, Flávia Twardowski e contou com a participação da estudante Amanda Ribeiro Machado, também de Osório, que é orientada por Flávia desde os 13 anos. A professora contou sobre sua paixão por pesquisa: “Fui apresentada a ela ainda no fundamental, com nove anos, em uma escola estadual de Porto Alegre durante uma atividade extracurricular que era um clube de ciências”. Falou também sobre alguns projetos de pesquisa desenvolvidos sem laboratórios com foco em mostrar que com criatividade e algumas parcerias com universidades e instituições de pesquisa puderam desenvolver trabalhos interessantes. Já Amanda abordou sua caminhada na pesquisa, projetos, sonhos e sobre a primeira vez em que esteve no Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS, quando ainda era aluna do nono ano de outra escola.

Na sequência foram apresentados os trabalhos dos estudantes do ensino médio técnico relativos aos projetos de ensino, pesquisa e extensão, além de relatos de experiências de atividades desenvolvidas em sala de aula ao longo do ano. Estudantes do IFRS Campus Bento Gonçalves também apresentaram seus trabalhos na Mepe.

Arte e cultura estiveram presentes

A Mostra teve um espaço dedicado à arte e cultura, com o “Momento com Grupo Afro Essência”, de Nova Prata, que realizou apresentações de danças temáticas sobre a cultura afro em alusão ao mês da Consciência Negra e a apresentação final do projeto “IF Samba Clube”, uma oportunidade de aprendizado sobre o samba e suas raízes.

Os estudantes participantes do projeto, bem como o orientador, Gabriel Mussato, estavam bastante emocionados com o resultado de todos os ensaios dos últimos meses. Foram tocadas cinco músicas representativas do samba, permeadas com uma breve explicação sobre a pesquisa histórica e cultural envolvida no projeto.

Programação noturna

O turno da noite teve a abertura oficial do evento. A pró-reitora adjunta de Ensino, Larissa Brandelli Bucco, representou o reitor na solenidade. Na sequência ocorreu a realização de uma mesa redonda, mediada por Larissa, na qual foram abordados temas sobre educação, ciência e cultura. Participaram Maria Rebeca Otero Gomes, Coordenadora do Setor de Educação da Unesco no Brasil e, Natália Bristot Migon, pesquisadora sobre Gestão de Recursos Comuns e Sustentabilidade, natural de Veranópolis, atualmente doutoranda em Desenvolvimento Rural na Ufrgs. Depois foi a vez dos estudantes dos cursos superiores de graduação apresentarem seus trabalhos.

Os melhores trabalhos do ensino médio técnico e do superior terão prêmios de destaque em cerimônia a ser realizada ainda neste ano letivo, conforme avaliação realizada durante as apresentações.