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Detalhes sobre a retomada do calendário acadêmico por ensino remoto são definidos


Os detalhes da retomada do calendário acadêmico nos campi do IFRS foram votados pelo Conselho Superior (Consup) na sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021, em duas reuniões por webconferência, pela manhã e à tarde. As aulas serão retomadas por ensino remoto a partir do encerramento do segundo ciclo de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), cujos cronogramas possuem variações de campus para campus, mas que em sua maioria se dará a partir de maio. Cada unidade vai definir o seu calendário, ajustando-o às especificidades locais.

Os estudantes que concluíram com êxito as APNPs poderão realizar o aproveitamento e assim não necessitarão assistir às aulas remotas do componente curricular (disciplina) correspondente às APNPs já cursadas. O Regulamento da Retomada do Calendário Acadêmico do IFRS está publicado na Resolução 015/2021 do Consup.

>> Confira, abaixo, algumas perguntas e respostas sobre o que foi definido:

O que significa a retomada do calendário acadêmico no IFRS?

A retomada do calendário acadêmico não significa o retorno de aulas presenciais nas unidades do IFRS, essas seguem sem previsão de retorno. Com a retomada do calendário acadêmico, serão ofertadas aulas por ensino remoto para os estudantes de cursos técnicos e superiores do IFRS. O formato é semelhante ao das APNPs, mas os estudantes poderão agora solicitar o aproveitamento das APNPs realizadas com êxito, progredir em disciplinas, semestres ou, dependendo da situação, até ano do curso. Além disso, será retomado o registro de frequência e as avaliações nos sistemas acadêmicos utilizados no IFRS.

O que vai mudar com o ensino remoto, em relação às APNPs?

As APNPs eram opcionais aos estudantes do IFRS. Com as aulas de ensino remoto, a partir da retomada do calendário acadêmico, todos os estudantes matriculados devem acompanhar as disciplinas. Caso não consigam, poderão entrar em contato com a coordenação do seu curso ou direção de Ensino do seu campus, que buscarão alternativas técnicas e pedagógicas para as dificuldades enfrentadas. Os alunos podem ainda solicitar o trancamento da matrícula, se assim desejarem. Uma outra mudança diz respeito à oferta das disciplinas: agora todas serão ofertadas, mantendo-se apenas como exceção aquelas de natureza prática que exigem atividades presenciais.

O estudante terá de assistir às aulas remotas no horário que fazia as aulas presenciais no IFRS?

O ensino remoto deve ser realizado, preferencialmente, de forma assíncrona, ou seja, de forma que o estudante não precise interagir ao vivo com o professor, com o objetivo de ajustar o horário das aulas à disponibilidade do aluno. Mas, quando forem realizadas atividades síncronas (em formato de live), essas deverão ocorrer nos mesmos horários em que o curso originalmente se desenvolvia.

Se o estudante concluir com êxito as APNPs ofertadas, poderá progredir de ano letivo?

Sim, as APNP são consideradas efetivo trabalho escolar, possuem equivalência a componentes curriculares, o que torna possível, a partir do seu aproveitamento, progredir no itinerário formativo. O avanço de série para os cursos de ensino médio integrado, contudo, depende da carga horária aproveitada, conteúdos desenvolvidos e objetivos de aprendizagem atingidos por meio de APNP.

O aluno deve solicitar o aproveitamento das APNPs já realizadas?

Não é necessário. Isso acontece de forma automática. Após concluir as APNPs, o professor encaminha os diários de classe para a direção de ensino e para os Registros Acadêmicos, para que se efetue o aproveitamento. Apenas quando o estudante não quiser aproveitar as APNPs ele deve formalizar junto ao setor de Registros Escolares.

Se um estudante não tiver acesso à internet ou equipamento, como pode fazer?

Aos estudantes que, por qualquer motivo, apresentarem dificuldades no uso dos recursos digitais empregados no ensino remoto, fica assegurado o uso de recursos para mediação tecnológica não digital. Poderão ser fornecidos materiais impressos, livros, mídias offline (pendrives) e demais recursos físicos, como tecnologias assistivas, quando necessários. Também poderá ser disponibilizado o uso de parte da estrutura física dos campi, como laboratórios, bibliotecas, entre outros necessários para o acesso e o desenvolvimento das atividades de ensino. O estudante ou os pais podem contatar o professor ou o setor de Ensino do campus para relatar suas especificidades.

Para quando está previsto o encerramento do calendário acadêmico 2020? E o início do de 2021?

Não é possível fazer uma previsão que atenda a todos os cursos de todos os campi do IFRS. Isso porque a carga horária ofertada por meio de APNPs variou entre cursos e campi, além de alguns cursos terem um volume maior de carga horária de atividades práticas pendentes de realização presencial do que outros. Então, essa estimativa de conclusão varia de acordo com o curso e com o campus. Os estudantes podem procurar a coordenação do seu curso ou a Direção de Ensino do seu campus para esclarecer a sua situação.

Quando as aulas presenciais voltarão?

Com as incertezas do atual cenário de pandemia, não é possível responder com exatidão essa questão. O IFRS vem acompanhando os boletins epidemiológicos e as orientações das autoridades de saúde para a tomada de decisões, via Conselho Superior, tendo como premissa a preservação da saúde de sua comunidade. Enquanto a pandemia representar risco a professores, técnicos administrativos, estudantes e seus familiares, as atividades seguirão sendo ofertadas remotamente.

> Saiba mais sobre o formato das aulas no ensino remoto:
> Retomada: As atividades acadêmicas serão retomadas de onde pararam, e cada campus vai reelaborar o seu calendário acadêmico considerando as especificidades locais.

> Matrículas: Haverá um período para ajuste de matrículas, conforme orientações que serão divulgadas pelos campi. Estudantes e pais devem ficar atentos ao site do campus.

> Moodle: As aulas ocorrerão em formato digital, via Moodle, sendo a prioridade para atividades assíncronas (sem interação em tempo real).

> Dificuldades com os recursos digitais: Poderão ser disponibilizados recursos não digitais, como materiais impressos, pendrives e tecnologias assistivas, aos estudantes que apresentarem dificuldade no uso dos recursos digitais empregados.

> Apoio pedagógico: Também será possível, se necessário, utilizar parte da estrutura física dos campi (laboratórios, bibliotecas, entre outros) para apoio pedagógico presencial ou semipresencial, ainda que de modo pontual, e para realização de atividades práticas em casos específicos, quando as condições sanitárias permitirem.

> Formandos do Ensino Médio: Para os alunos dos anos finais do Ensino Médio, poderão ser tomadas medidas específicas para a conclusão do curso, com prioridade na suplementação da carga horária e na realização de atividades práticas necessárias.

> Atividades práticas: As atividades práticas poderão ser realizadas de forma remota, quando passíveis de adaptação a esse formato, ou presencial, quando as condições sanitárias locais permitirem seu desenvolvimento de forma segura. O formato presencial deve considerar a autorização das autoridades governamentais locais e observar todos os protocolos preventivos, conforme o Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19 do IFRS. Deverá também ser aprovado pelo respectivo Conselho do Campus, após consulta aos colegiados de curso e comitês locais de crise da Covid-19.

Acolhimento e preparação socioemocional

Antes da retomada do calendário, estão previstas avaliações diagnósticas com os estudantes, seguindo critérios estabelecidos pelos colegiados de cursos, a fim de observar o desenvolvimento dos alunos em relação aos objetivos de aprendizagem atingidos pelas APNPs. Outra possibilidade que consta do regulamento é a realização de um plano de estudos dirigidos para os estudantes que apresentarem diferenças de aprendizagem decorrentes do período de distanciamento da escola.

Devem ocorrer ainda ações de acolhimento e preparação socioemocional, visando orientar estudantes e familiares sobre as metodologias a serem utilizadas no ensino remoto. E novas iniciativas de inclusão digital serão promovidas.

Orientações nos campi

Nos próximos dias, os campi podem repassar orientações mais pontuais a estudantes e pais. Para acompanhar, fique atento aos canais de comunicação como sites e páginas nas redes sociais do seu campus.

 

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