Início do conteúdo

Núcleo de Memória no Campus Rio Grande inicia atividades com reuniões remotas


Na tarde de quinta (25), o Núcleo de Memória do Campus Rio Grande, efetivou um marco histórico, em  reunião à distância com todo o grupo do Núcleo de Memória do IFRS-Campus Rio Grande, constituído a partir de Portaria 087/2020 de 26 de maio.

No IFRS, desde 2013, com ação conjunta de colegas engajados na causa da Memória Institucional, a fim de reafirmar valores e missões, diversos colegas se comprometeram.

O campus vem recuperando sua memória a algum tempo. Além dos diversos entrevistados em vídeo e áudio, captura de documentos, acervos fotográficos e de vídeo, alcançou desde o primeiro diretor do CTI/FURG, Prof. Engenheiro Ivo Pereira Braga (de março de 1964), até o atual diretor do IFRS-Câmpus Rio Grande Alexandre Machado. Na ocasião, a recuperação da memória por meio de relatos fazia parte do Projeto Insignar Ifrs

Em 2020, com a continuidade de apoio da Reitoria, na composição do NUMEM-IFRS (Núcleo de Memória Central), tendo representações em cada campus, Rio Grande formaliza a composição de seu Núcleo.

Localmente, no campus Rio Grande então, um grupo aceita assumir o desafio de serem “guardiões”  das memórias e dar prosseguimento às ações do NUMEM-IFRS Rio Grande.

Para o Presidente do Núcleo de Memória no Campus Rio Grande, Jerônimo Silveira Maiorca, as perspectivas são promissoras :  “Creio num horizonte produtivo e que irá resgatar e fortalecer a marca do IFRS-Câmpus Rio Grande, que era CTI da FURG, e agora não se esquece do passado, mas agrega todos os esforços históricos recentes e distantes, para permanecer servindo com maestria a comunidade Rio-Grandina”.

No momento o acesso aos documentos históricos resgatados pelo NUMEM Rio Grande podem ser acessados no site oficial: https://memoria.ifrs.edu.br/timeline/unidade/campus-rio-grande/ 

Fim do conteúdo