IFRS vai ofertar segundo ciclo de APNPs

Um segundo ciclo de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) será ofertado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) aos estudantes de cursos regulares. A aprovação ocorreu em reunião do Conselho Superior (Consup) realizada por webconferência nesta sexta-feira, 13 de novembro de 2020, a qual foi transmitida pelo canal do Consup no YouTube.

As atividades do ciclo dois deverão dar sequência às APNPs em andamento, em cronograma que será definido e divulgado por cada campus, podendo se estender até abril do próximo ano.

Os estudantes formandos, que concluírem as atividades pedagógicas não presenciais com êxito, devem ter os aproveitamentos nos respectivos componentes curriculares lançados no sistema imediatamente após sua realização, a fim de poderem concluir o curso.

Sobre as APNPs

As atividades são optativas aos estudantes dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação dos 17 campi, que precisam se inscrever para participar. Elas são equivalentes a componentes curriculares (disciplinas) e poderão ser computadas na carga horária dos cursos (ou seja, os estudantes que concluírem com êxito poderão aproveitar esses componentes, integralizando-os em seus históricos).

O IFRS está ofertando Atividades Pedagógicas Não Presenciais desde o mês de setembro, devido à suspensão das atividades presenciais durante a pandemia de Covid-19. O calendário acadêmico permanece suspenso, mantendo o direito de retomada das atividades, de onde pararam, aos estudantes que não realizarem as APNPs.

Novo curso de especialização é aprovado pelo Consup

Essa foi a oitava reunião extraordinária do Conselho Superior (Consup) realizada no ano de 2020. Durante o encontro on-line, foram também aprovados a criação do Curso de Especialização em Modelagem Criativa com ênfase em Sustentabilidade no Campus Erechim do IFRS e a prestação de Contas do Contrato do IFRS com a Faurgs (Contrato 33/2018) (confira a pauta e os documentos da reunião)

Sobre o Consup

O Conselho Superior (Consup) do IFRS é composto por representantes dos docentes, dos técnico-administrativos e dos estudantes de todos os 17 campi do Instituto, eleitos por seus pares; representante dos técnicos-administrativos da Reitoria, também eleito por seus pares;  um representante dos estudantes egressos; representantes da sociedade civil; representante do Ministério da Educação; por todos os diretores-gerais de campi e, como presidente, pelo reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck (confira aqui a nominata atual).

O Consup é o órgão máximo da instituição, atuando com caráter consultivo e deliberativo e sendo responsável por importantes decisões a respeito do cotidiano e dos rumos institucionais.

Acesse também:

Guia para Estudantes do IFRS Atividades Pedagógicas não Presenciais