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Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados


INFORME: Aos interessados na formação de professores para a Educação Profissional informamos que: o então curso Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional (Licenciatura), do campus Rio Grande, foi substituído pelo atual CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS, aprovado pelo Conselho Superior do IFRS, conforme RESOLUÇÃO Nº 037, DE 29 DE JUNHO DE 2021.

A coordenação do curso alerta que a primeira oferta de vagas para o novo curso ocorrerá no segundo semestre de 2022. O processo seletivo deve ter início no primeiro semestre de 2022, portanto, os interessados no curso devem ficar atentos as publicações na página do campus, ou procurar informações diretamente na coordenação do curso, a partir de março de 2022.

 

Conheça o curso

Este curso de formação pedagógica surgiu a partir dos anseios e preocupações de servidores do Campus Rio Grande com relação à formação pedagógica de docentes não licenciados na Educação Profissional e Tecnológica. Sendo assim, em 2010 foi dado início ao curso Licenciatura para Educação Profissional e Tecnológica, ofertado entre os anos de 2010 e 2014, o qual teve como base a Resolução CNE/CEB no 02/97. Em função da análise do curso, feita por avaliadores do MEC em 2014, foi sugerido algumas alterações. Assim, o curso sofreu uma reestruturação e passou a ser intitulado Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para Educação Profissional (Licenciatura), conforme Portaria nº 322, de 21 de julho de 2016 e teve sua oferta entre os anos 2015 e2018 e está em processo de extinção.

No final do ano de 2019, uma nova legislação foi publicada e a formação de professores passou a ser regulamentada pela Resolução CNE/CP nº 02, de 20 de dezembro de 2019, em substituição a Resolução CNE/CP nº 02, de 1º de julho de 2015, exigindo novas alterações nos cursos em oferta.

Considerando a demanda reprimida e as novas demandas que surgem em virtude da exigência legal, a educação profissional carece de professores licenciados nas áreas de formação específica. Nesta lacuna o presente Curso encontra seu lugar de atuação e contribuição social. Para isso, este curso de Formação Pedagógica objetiva habilitar graduados, não licenciados, em diversas áreas de conhecimento, para atuação docente na Educação Básica Profissional Técnica de Nível Médio, em especial, para a Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e especificamente para os componentes curriculares de formação específica, cuja habilitação docente não seja ofertada nas atuais licenciaturas.

Assim, o Curso propõe a construção de conhecimento específico sobre a Educação Profissional por meio da problematização das dimensões da didática: humana, técnica e político-social. Para tanto, busca a valorização da trajetória de cada estudante, a fim de que, pela compreensão de sua subjetividade, ele perceba a Educação Profissional de forma contextualizada. E que nesse processo, possa entender: a importância da educação permanente considerando a incompletude de qualquer processo formativo; a necessidade da construção dos saberes pedagógicos que aproximem teoria e prática, educação e mundo do trabalho; a pesquisa como princípio educativo e a compreensão sobre os Direitos Humanos, Educação Ambiental e Educação nas relações Étnico-Raciais. Além disso, o Curso pretende que o estudante perceba a importância da empatia no processo pedagógico e entenda a necessidade do saber ambiental, na busca de novos modos de produção de bens materiais e suas relações sociais, tendo como perspectiva a problematização da relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Ainda, o curso pressupõe a integração entre educação, trabalho, ciência e tecnologia, na relação com a sociedade, além da superação do paradigma disciplinar, possibilitando a construção de interfaces entre os conhecimentos gerais e os específicos.

A organização do Curso por módulos, busca a aproximação dos fundamentos que sustentam os processos de ensino e aprendizagem com as particularidades da Educação Profissional Básica, Técnica de Nível Médio.

Por fim, cabe destacar que a organização do curso e seu modo de funcionamento estão vinculados a pressupostos cuja finalidade é romper com lógicas de formação estabelecidas. Deste modo, em Rodas de Formação, se pretende que o curso contribua não apenas para formar novos docentes, mas também como processo de formação permanente dos professores em exercício que atuam no curso, isso numa perspectiva do “formar-se ao formar”. Para Freire, “embora diferentes entre si, quem forma se re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado” (FREIRE, 2003, p.23). Finalmente, cabe salientar que a elaboração deste PPC foi um processo coletivo e dialogado, portanto, fruto de múltiplas visões de mundo e da docência, as quais se espera que estejam minimamente contempladas. Compreensões que poderão ser revistas na medida da necessária avaliação no e do processo.

Áreas de atuação:

Docência na educação profissional

 

Requisitos: Ter concluído curso de Graduação e não ser Licenciado.

Forma de ingresso: Processo seletivo específico.

Modalidade: Presencial

Habilitação: O egresso estará apto à docência na Educação Básica Profissional.

Regime de funcionamento do curso: Semestral.

Duração: Mínimo 4 semestres (2 anos). Máximo 8 semestres (4 anos).

Turno: Noturno

Nº de vagas: 30 vagas (bienal).

Carga horária total: 1.011 horas.

 

E-mail do Curso:  [email protected]

 

DOCUMENTOS

Ato Autorizativo

Resolucao_037_2021_Aprova_PPC_Curso-Form-Pedag_Campus-RG

Núcleo Docente Estruturante – NDE

Regulamento do Núcleo Docente Estruturante

Colegiado

Regulamento do Colegiado do Curso

Dirigentes da Instituição 

Plano de metas do Curso

Matriz Curricular 

Quadro de Sequência Lógica – QSL

Projeto Pedagógico do Curso

Regulamento de estágio supervisionado obrigatório

 

Documentos e Normas da vida acadêmica:

Documentos Institucionais

Organização Didático Pedagógica

Regulamento de elaboração do TCC

Regulamento do uso do Laboratório de Didática

Regulamento de uso dos Laboratórios de Informática

Normas de uso da Biblioteca

Memorial Descritivo da Biblioteca

Plano de Contingência da Biblioteca

Última atualização em 29/07/2022

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