Após pedido de vistas, proposta de regulamento de atividades pedagógicas não presenciais será debatida em nova reunião

4ª reunião extraordinária do Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) ocorreu na manhã desta quinta-feira, 06 de agosto de 2020. Em pauta, além da aprovação da Política de Arte e Cultura do IFRS, o debate mais extenso foi acerca da proposta de regulamento de atividades pedagógicas não presenciais nos cursos técnicos e superiores da instituição.

• Confira gravação da 4ª reunião extraordinária

Regulamento de atividades não presenciais

Devido aos pedidos de vistas de conselheiros do órgão, para análise e considerações a respeito do regulamento das atividades não presenciais no IFRS, o documento será novamente debatido em reunião extraordinária. A nova webconferência do Consup ocorre na próxima quarta-feira, dia 12 de agosto, às 9h.

• Confira os documentos que serão discutidos da 5ª Reunião Extraordinária

O pedido de vista, previsto no regimento do Consup, é o instrumento que possibilita o conselheiro suspender imediatamente a discussão, e a votação da matéria em pauta passa a ser realizada na sessão seguinte. Os conselheiros serão convocados, e os membros que pediram vistas apresentarão seus pareceres.

A comunidade poderá acompanhar a reunião em transmissão pelo YouTube.

Política de Arte e Cultura do IFRS

Na 4ª reunião extraordinária do Consup, foi apresentada e aprovada a Política de Arte e Cultura do IFRS. O documento conduzido por Grupo de Trabalhos específico e pela Pró-Reitoria de Extensão tem o objetivo de orientar a promoção e desenvolvimento do campo da arte e da cultura no IFRS. A política consolidada deverá ser publicada no site do IFRS nos próximos dias.

Saiba mais sobre a reunião extraordinária de julho

Na 3ª reunião extraordinária do Conselho Superior (saiba mais aqui), que ocorreu no dia 23 de junho, foi acordado o prazo de 30 dias para formulação e envio de proposta de atividades pedagógicas não presenciais ao Conselho Superior, para posterior votação: 15 dias para formulação de sugestões, após escuta da comunidade interna de cada um dos 17 campi do IFRS + 15 dias para análise e consolidação de minuta de regulamento de atividades pedagógicas remotas pelo Grupo de Trabalho “Retomada do Calendário Acadêmico”.

No dia 24 de julho, a proposta de regulamento seguiu para parecer de duas comissões do Consup: Comissão de Legislação, Normas, Regimentos, Redação e Recursos e Comissão de Ensino, Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e Títulos. A partir daí, os conselheiros avaliaram e as comissões emitiram pareceres que seriam votados na reunião deste dia 6 de agosto.

Sobre o Consup

O Conselho Superior (Consup) do IFRS é composto por representantes dos docentes, dos técnico-administrativos e dos estudantes de todos os 17 campi do Instituto, eleitos por seus pares; representante dos técnicos-administrativos da Reitoria, também eleito por seus pares;  um representante dos estudantes egressos; representantes da sociedade civil; representante do Ministério da Educação; por todos os diretores-gerais de campi e, como presidente, pelo reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck (confira aqui a nominata atual).

O Consup é o órgão máximo da instituição, atuando com caráter consultivo e deliberativo e sendo responsável por importantes decisões a respeito do cotidiano e dos rumos institucionais.