Aberta a seleção para bolsistas do curso Agentes de Direitos Humanos da Pessoa Idosa

Estão abertas, até 07 de abril de 2024, as inscrições para o processo de seleção de estudantes (agentes) para o curso de extensão Agentes de Direitos Humanos da Pessoa Idosa do Programa Envelhecer nos Territórios na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC). O curso é destinado a residentes de Rio Grande, maiores de 18 anos, com disponibilidade de 20 horas semanais e que tenham concluído, no mínimo, o ensino médio. As aulas são presenciais no IFRS Campus Rio Grande e tem por objetivo a capacitação para a identificação de violações de Direitos Humanos e para o desenvolvimento de proposições que viabilizem as políticas públicas para a pessoa idosa no município.

Com carga horária de 960 horas, será realizado duas etapas simultâneas:

• Teórica: 40 horas, semanalmente, entre abril e junho de 2024.
  • Campo (visitas domiciliares): 920 horas, semanalmente, em 10 meses, de junho de 2024 a abril de 2025.

São ofertadas 40 vagas, sendo 30 para estudantes com bolsa mensal, no valor de R$ 750,00 pelo período de 12 meses e 10 vagas para suplentes, sem remuneração, porém com certificação.

As inscrições podem ser feitas através de formulário eletrônico disponível no  Edital Proex 07/2024,  no qual também consta a lista de documentos necessária para envio no momento da inscrição e todas as informações sobre este processo seletivo.

Sobre o Programa

O Programa Envelhecer nos Territórios é uma  iniciativa da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O Programa pretende resgatar a importância do local onde vivem as pessoas idosas e suas referências de vida, a partir da criação de condições de suporte à vida das pessoas idosas no que se refere à garantia dos direitos humanos, em especial à proteção social e cidadania.