Início do conteúdo

Vem aí, Enade 2019


Participam do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2019 os estudantes de graduação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Farroupilha que estão concluindo os cursos de Engenharia de Controle e AutomaçãoEngenharia Mecânica. Essa é uma etapa muito importante para a formação.

Nesta segunda-feira, 2 de setembro, foi aberto o período para preencher o Questionário do Estudante – que vai até 21 de novembro de 2019. O questionário é um dos instrumentos de coleta de informações do Enade, de caráter obrigatório, que tem por objetivo subsidiar a construção do perfil socioeconômico do estudante e obter uma apreciação quanto ao seu processo formativo.

As provas presenciais ocorrerão no dia 24 de novembro de 2019. Os estudantes devem ler atentamente o Edital 43/2019, em especial a partir do item 10. Acesse o Edital

As informações sobre o exame estão disponíveis no site do Enade. Uma das novidades desde a edição 2018 é o Aplicativo do Enade, disponível nas plataformas Google Play e Apple Store . Com a nova tecnologia, todas as etapas de responsabilidade do participante podem ser feitas por meio de smartphones e tablets.

O Inep soluciona dúvidas sobre o processo por meio do Fale Conosco, exclusivamente pelo autoatendimento.

Prova será dia 24 de novembro

O Enade será aplicado no domingo, 24 de novembro de 2019. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o Horário de Brasília. É recomendado a todos os estudantes que compareçam ao local de realização da prova até as 12h (Horário de Brasília, DF). A aplicação será encerrada às 17h30min (Horário de Brasília, DF).

A prova é voltada para estudantes que estão concluindo cursos de graduação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no exame deve constar em seu histórico escolar.

O Enade é o principal componente para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior. A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos superiores. A avaliação se repete a cada três anos.

> Saiba mais sobre o IFRS no Enade e confira algumas dicas na aba “Enade”.

Fim do conteúdo