Início do conteúdo

[Shell Eco-marathon] Protótipo do Campus Farroupilha é o terceiro veículo a combustão mais eficiente da América Latina


Com média de 424,7 quilômetros por litro (km/l) a equipe Lanceiros Negros do Campus Farroupilha conquistou o 2º lugar na categoria etanol da Shell Eco-marathon na tarde da última quinta-feira, dia 19 de setembro de 2019. A marca torna o protótipo da equipe o terceiro veículo à combustão mais eficiente da América Latina.

Bi-campeonato

Já equipe Drop Team do Campus Erechim conquistou o bi-campeonato na categoria gasolina, com a média de 542,4km/l. Além do prêmio de R$ 20 mil, agora o time se prepara para participar, novamente, da etapa norte-americana da competição de eficiência energética.

“Conseguimos! Mesmo com a pista nos dificultando um pouquinho. A equipe está muito feliz. Nos esforçamos muito para estar aqui e tirar a melhor média. Agora a gente volta, vemos as lições aprendidas neste campeonato, vamos melhorar o que precisa ser melhorado e começamos a preparação para irmos aos Estados Unidos, em abril de 2020 “, comenta Jean Radeski, capitão da Drop Team, time que tem o veículo mais eficiente da América Latina movido a gasolina.

Quase, mas satisfeitos

Nos resultados preliminares, o terceiro lugar na categoria Bateria Elétrica estava com a IFEco de Rio Grande. Mas, nas médias finais, a equipe passou para o quarto lugar. O resultado, mesmo assim, foi motivo de comemoração pela equipe, já que havia 18 times na categoria competindo.

Sobre a Shell Eco-marathon

A competição Shell Eco-marathon desafia estudantes de todo o mundo a projetarem, construírem e pilotarem veículos mais eficientes em termos de energia. A iniciativa teve início em 1939, quando funcionários da companhia nos EUA fizeram uma disputa sobre quem conseguiria percorrer a maior distância possível com a mesma quantidade de energia. Em 1985, a competição se tornou oficial. Desde então, ela se expandiu para outros dois continentes, Ásia e Europa, incluindo categorias em diversos tipos de combustíveis. Saiba mais acessando o site do evento

IFRS na Shell Eco-marathon 2019

 

Fim do conteúdo