Semana tem encontros virtuais de projetos da área de pedagogia

Nesta semana, projetos do IFRS – Campus Farroupilha na área de pedagogia promovem encontros virtuais temáticos da educação.

Live com professores da rede municipal

No dia 19 de maio de 2021, quarta-feira, a partir das 19h, ocorrer o encontro virtual Notas Sobre a Constituição Docente do Professor Iniciante da Rede Municipal de Educação de Farroupilha/RS. A live é destinada aos professores da Educação Infantil e Anos Iniciais da Rede Municipal farroupilhense, aos acadêmicos do curso de Pedagogia e interessados na área. O objetivo do encontro é mostrar aos docentes que participaram da pesquisa Constituição docente do professor iniciante: um estudo de caso da Rede Municipal de Farroupilha, em 2020. Além dos dados, as pesquisadoras Elí Henn Fabris e Sabrine Hetti Bahia (Unisinos) e Samantha Dias de Lima (IFRS – Campus Farroupilha) levarão à live a importância das práticas pedagógicas, nas escolas, desenvolvidas pelos professores mais experientes e por parte da gestão escolar na constituição do professor recém-chegado. O encontro será transmitido pelo canal do YouTube da Prefeitura Municipal (aqui).

Laboratório Pedagógico de Experiências Educativas (Labped)

Já o curso de extensão Labped promove o encontro intitulado As Brinquedotecas no Contexto Universitário, no dia 21 de maio de 2021, sexta-feira, , às 19h. A live será no canal do Núcleo EaD do IFRS – Campus Farroupilha (aqui). Este será o segundo encontro do Labped, um curso com mais de 300 participantes de diferentes regiões do Brasil que promove, por meio de um programa hibrido de encontros virtuais e estudos dirigidos, de obras publicadas pelos ministrantes, formações aos professores e interessados na área da educação. No dia 21, o curso vai contar com a presença das professoras convidadas Melina Chassot Benincasa Meirelles e Luciana T. Viegas, do IFRS – Campus Farroupilha, e das professoras Marília Nunes e Renata Sperrhake, da Ufrgs. elas dialogarão sobre textos autorais e publicados na recente obra Notas sobre o brincar: experiências na constituição de uma brinquedoteca. O evento terá a mediação da professora Samantha Dias de Lima, coordenadora da atividade de extensão e organizadora da obra. O curso está com inscrições encerradas para certificação, mas todos são bem-vindos para assistir e interagir nos espaços formativos virtuais.