Projeto “ITInErantE: Integrando Tecnologia, Inovação e Ensino através da Extensão” alcançou 70 estudantes de escola estadual

Entre agosto e outubro, o projeto “ITInErantE: Integrando Tecnologia, Inovação e Ensino através da Extensão”, do IFRS – Campus Farroupilha, promoveu oficinas temáticas aos alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos da Escola Estadual Carlos Fetter.

O último encontro, que ocorreu dia 21 de outubro, teve o foco em: “Potencialidades e Desafios da Impressão 3D”. Entre as atividades, os alunos puderam explorar repositórios de arquivos para impressão 3D, bem como ferramentas de modelagem 3D. Por fim, cada turma realizou a impressão de um objeto.

Veja aqui como foram as oficinas de agosto e setembro

A organização e realização das oficinas ficaram sob responsabilidade da professora Elisangela Caldas e dos bolsistas Carolina Rosaneli, Marina Cavinato, Luiz Henrique e Gabriel Lovato, estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do campus. De acordo com a docente, a avaliação das atividades por parte dos estudantes da escola foi positiva. Dos 70 alunos participantes da escola, a maioria nunca tinha manuseado em uma impressora 3D.

“Na nossa avaliação, o projeto cumpriu o objetivo de aproximar estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais à tecnologia 3D. Essa conclusão se faz baseada no envolvimento dos estudantes nas oficinas, demonstrando curiosidade e desejo por ter suas produções impressas ao término das oficinas”, comenta Elisângela, que também traz uma explanação de uma estudante: “Fizemos uma avaliação ao término das atividades, e algumas crianças deram seus relatos. Essa eu achei impactante: ‘Adorei, um dos melhores dias da minha vida, deu vontade de levar a impressora 3D para casa… até dei um nome para ela: impressora guardadora de sonhos. Até a próxima projeto ITInErantE'”.

Para a bolsista Marina Cavinato, que pretende seguir carreira na área de tecnologia e, pelo campus, já atuou em projetos de pesquisa e de ensino, avalia que a experiência de fazer extensão acrescenta para seu aprendizado, devido ao envolvimento com o público: “Acho muito interessante essa forma que o IF traz a comunidade para aproveitar oportunidades. Como a educação tem se renovado e se adaptado às novas tecnologias, a impressora 3D tem sido uma baita aliada, e eu fico bem curiosa do que se pode fazer neste campo”.