Projeto do campus oferece oficinas de sustentabilidade e tecnologia na Escola Estadual Carlos Fetter

Para promover troca de experiências e conhecimento, o projeto multidisciplinar do IFRS – Campus Farroupilha ITInErantE: Integrando Tecnologia, Inovação e Ensino através da Extensão promove oficinas na Escola Estadual Carlos Fetter de Farroupilha. Os primeiros encontros na escola ocorreram nos dias 31 de agosto e 01 de setembro de 2022, e contou com a presença de estudantes dos anos finais da instituição estadual.

A ação vai trabalhar em duas frente principais:

• Introdução dos alunos ao mundo da impressão em 3D;
  • e sustentabilidade, focado nos usos da água.

Nos primeiros encontros, a equipe do projeto, capitaneada pela professora do campus Elisângela Caldas Barbosa, interagiu com os alunos da escola, mostrando possibilidades de usos da impressora 3D na produção de objetos de aprendizagem.

Também, o encontro contou com a participação da professora Pâmela Perini, que pautou os “Usos Múltiplos da Água”. Além do diálogo, o público pôde interagir por meio de um jogo produzido pelos bolsistas (quatro estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio) do projeto ITInErantE. O jogo também teve peças fabricadas nas impressoras 3D.

“Percebemos, pelos comentários sobre a atividade e nos olhares e questionamentos curiosos sobre a impressão 3D, que as alunas e os alunos apreciaram a oficina. Foi um momento de troca e acolhimento, que marca o início de uma parceria que esperamos que seja duradoura e possa impactar positivamente as instituições envolvidas”, comenta Elisângela.

O bolsista da ação de extensão Luiz Henrique Eymael Heinech, do 2º ano do Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio, que teve a oportunidade de desenhar e imprimir peças do jogo sobre o uso da água, percebeu o interesse dos alunos da Escola Carlos Fetter com as atividades propostas: “Eles ficaram muito animados depois de conhecer a impressora e jogar o jogo que nós fabricamos. Eu conheci a impressora 3D uns 2 anos atrás. É muito legal, justamente porque era algo que eu tinha curiosidade quando entrei no IF. E se eu tivesse a chance de conhecer essa tecnologia nesse momento da vida que eles (alunos do Ensino Fundamental) estão agora , faria muita diferença. Eu não tinha noção sobre as possibilidades. Eu me senti muito feliz quando vi eles ali tao jovens e interessados com a impressora. É uma sensação de que estou ajudando e fazendo algo bom para algumas pessoas”.

Na agenda do projeto, estão previstas mais duas oficinas da escola, para outubro, e que abordarão as potencialidades e desafios da impressão 3D.