Projeto de pesquisa Proposição de Arquitetura de Software em Sistemas de Recomendação tem nova etapa

O projeto de pesquisa Proposição de Arquitetura de Software em Sistemas de Recomendação, realizado no IFRS – Campus Farroupilha e coordenado pelo professor Rogério Xavier, tem nova etapa, a plataforma X-Wines: https://sites.google.com/farroupilha.ifrs.edu.br/xwines.

“A primeira fase da pesquisa já contribuiu com a ciência disponibilizando dados pré-processados para pesquisadores, principalmente da área de computação e inteligência artificial. Nesta fase atual vai produzir, através da plataforma colaborativa, dados explícitos e implícitos oriundo da navegação on-line dos usuários que poderão acessar e consultar livremente o dataset com mais de 100 mil rótulos de vinhos e 21 milhões de avaliações encontradas na internet aberta. O resultado deste novo levantamento de dados, agora on-line em plataforma própria, será publicado no futuro. Ainda, o projeto em desenvolvimento contará com a contribuição técnica científica, além dos algoritmos de sistemas de recomendação estudados e produzidos no doutorado deste professor em universidade portuguesa, pretende-se envolver os alunos do Campus Farroupilha em desenvolvimentos futuros. A plataforma é colaborativa e pode ser utilizada por qualquer pessoa com interesse em conhecer rótulos de vinhos de 62 países diferentes, suas características, vinícolas e regiões produtoras, bem como a elaboração varietal ou assemblage/blend com diferentes tipos de uvas e harmonizações com pratos indicados para acompanhar os vinhos. O importante para as pesquisas científicas futuras é a sequência de visitação periódicas dos mesmos usuários na plataforma.”, explica o professor.

A pesquisa também é realizada realizado no curso de Ciência e Tecnologia Web, curso interinstitucional oferecido pela Universidade Aberta (UAb), Lisboa–Portugal em associação com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real–Portugal.

Mais: Desdobramento do projeto de pesquisa do campus é publicado em revista internacional