Desdobramento do projeto de pesquisa do campus é publicado em revista internacional

O trabalho intitulado X-Wines: A Wine Dataset for Recommender Systems and Machine Learningdesdobramento do projeto de pesquisa Proposição de Arquitetura de Software em Sistemas de Recomendação, realizado no IFRS – Campus Farroupilha e coordenado pelo professor Rogério Xavier, foi publicado em janeiro deste ano no Big Data and Cognitive Computing (BDCC) da editora MDPI, revista de indexação internacional.

A construção do conjunto de dados focou na área de vinhos, como explica o professor: “O dataset (conjunto de dados) X-Wines contribui com a comunidade científica preenchendo uma lacuna encontrada durante o primeiro ano da pesquisa com a falta de dados verificados no domínio de vinhos. Isso acontece com a maioria dos produtos agrícolas. O pré-processamento de dados para a experimentação científica sempre é muito trabalhoso em função da necessidade quantitativa e qualitativa em larga escala. Em síntese, o dataset X-Wines contém 100.646 rótulos cadastrados com as principais informações dos vinhos, tais como: nome, vinícola, região produtora, variedade de uvas utilizadas na fabricação, tipo de viscosidade (corpo), nível de acidez, teor alcoólico, possíveis harmonizações com alimentos, entre outros dados extraídos na Web aberta e verificados eletronicamente por algoritmos utilizando inteligência artificial. Foram selecionados vinhos de 62 países diferentes que apresentaram, pelo menos, 5 avaliações realizadas por usuários reais. No total foram encontradas mais de 21.000.000 de classificações ajustadas para a escala 5-estrelas (1-5). Além de dados extraídos na Web aberta, principalmente no website oficial de vinícolas produtoras, foram extraídos dados diretamente de imagens dos rótulos por processos de visão computacional. O dataset X-Wines pode ser baixado livremente para a ampla utilização. O vinho foi escolhido como objeto de estudo de dados por ser um importante produto em nossa região da Serra Gaúcha e igualmente um importante produto em Portugal, valorizando principalmente os produtores locais”

A publicação é parte do trabalho de doutorado do docente, realizado no curso de Ciência e Tecnologia Web, curso interinstitucional oferecido pela Universidade Aberta (UAb), Lisboa–Portugal em associação com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real–Portugal.