Projeto de lei proposto por turma do campus objetiva refeições equilibradas nas escolas públicas

A turma de 4º ano do curso Técnico em Administração do IFRS – Campus Farroupilha está propondo uma Ideia Legislativa, ou seja, uma proposta de projeto de lei. O objetivo é que as redes públicas de ensino devam oferecer refeições equilibradas, com a base nutricional de carboidratos, proteínas, verduras e frutas. A ideia também propõe que as refeições sejam para estudantes do ensino fundamental ao ensino superior e supletivo, além de contar com lanches nos períodos de intervalo.

O projeto

A iniciativa veio como resultado da Oficina Legislativa, atividade do Senado Federal e conduzida, na turma, pela professora Cinara Fontana Triches. A oficina promove debates no âmbito escolar sobre problemas que afetam a população brasileira. A partir daí, os estudantes criam ideias com soluções e as cadastram no Portal e-Cidadania. Se a proposta receber apoio popular, poderá ser debatida pelos senadores e virar lei.

A temática do projeto de lei partiu de uma pesquisa realizada pela turma, intitulada A Alimentação na Rede Pública de Ensino.