O IFRS – Campus Farroupilha conquista medalhas em duas olimpíadas de matemática

O IFRS – Campus Farroupilha se destaca em duas olimpíadas na área de matemática, entre outubro e novembro de 2020.

Na III Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif), o campus conquistou três medalhas – incluindo ouro- e menção honrosa. Os resultados foram divulgados no último dia 22. Confira como foi a participação dos estudantes, que são do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio:

• Pedro Thomaz Conzatti Martins – Medalha de Ouro

• Pietro de Oliveira Bortolini – Medalha de Prata

• Leonardo Antônio Cerioli Gasperin – Medalha de Bronze

• Pamela Maria da Silva – Menção Honrosa

Neste ano, a Omif foi totalmente on-line. A olimpíada conta com organização de diversos IFs do Brasil e teve início por iniciativa do IF Sul de Minas e do IF Rio Grande do Norte.

Olimpíada internacional

Estudantes do Campus Farroupilha também participaram, em outubro, do Canguru de Matemática, concurso anual e internacional da área destinado a discentes que estão no final do Ensino Médio. O evento, que se originou na França, também foi virtual e teve seu resultado divulgado às equipes neste mês. O campus participou com 14 estudantes e levou ouro e bronze. Confira os medalhistas:

• Pedro Thomaz Conzatti Martins – Medalha de Ouro (Téc. em Informática Int. ao Ensino Médio)

• Luis Gustavo Burlani – Medalha de Bronze   (Téc. em Eletromecânica Int. ao Ensino Médio)

O medalhista

As duas medalhas de ouro que Pedro Thomaz conquistou somam na sua coleção. O estudante do quarto ano do Téc. em Informática já conta no currículo medalhas quatro medalhas de ouro (na Obmep, Canguru e Omif), uma prata e uma bronze (em Obmep). “Eu sempre fico bem feliz por participar dessas competições e ainda mais feliz e surpreso por receber premiações como essas!”, exclama Pedro que, neste momento de isolamento, não tem mantido uma rotina tão disciplinada de estudo: “Sou sortudo de ter essa facilidade com essa área do conhecimento”. Ele pretende seguir, profissionalmente, na área da informática no futuro. Pedro, recentemente também foi medalhista em olimpíada de inglês (confira aqui).

A professora de matemática Ruana Schneider está orgulhosa dos alunos: “Gostaria de parabenizar a todos os alunos que participaram e se dedicaram às provas deste ano, e às comissões organizadoras por proporcionarem esta participação de forma online. Aproveito a oportunidade para parabenizar também os alunos do campus que participaram do ‘Programa de Iniciação Científica da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep)’, de forma voluntária e que foi realizado de abril a novembro de 2020, totalmente on-line”

Obmep

A 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) foi adiada devido à pandemia de coronavírus. Segundo a organização da principal olimpíada de matemática do país, o as provas retornarão quando as instituições de ensino retomarem as atividades presenciais.