Geral
Início das Aulas | Confira importantes informações para o começo deste primeiro semestre de 2025
As aulas do primeiro semestre de 2025 no IFRS – Campus Farroupilha começam no dia 10 de fevereiro, segunda-feira. Confira algumas importantes informações para o início do ano letivo:
Os horários com o número da sala de aula está publicado no item Grade de Horários no Espaço do Estudante.
Os alunos dos cursos superiores e técnicos subsequentes que não solicitaram disciplinas durante o período de rematrículas on-line poderão fazer a solicitação entre os dias 10 a 12 de fevereiro de 2025. Também poderão ajustar a matricula já efetivada, adicionando ou excluindo disciplinas.
⇒ Alunos do sistema acadêmico SIGAA poderão realizar o ajuste de matrícula de duas formas:
1) Através do próprio sistema SIGAA, da mesma maneira que é realizada as rematrículas on-line.
Acesso ao sistema SIGAA (link) https://sig.ifrs.edu.br/sigaa/verTelaLogin.do
Tutorial de matricula online (link) https://unifica.ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2017/01/SIGAA-Matr%C3%ADcula-On-Line.pdf
Se o aluno não realizou o autocadastro ao sistema SIGAA (link) https://unifica.ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2017/02/Auto-cadastroSIGaluno2017.pdf
2) Caso o aluno não consiga realizar o ajuste de matrícula diretamente pelo sistema SIGAA, poderá utilizar o formulário on-line de ajustes de matrícula (link) https://forms.gle/vAAn7vTeBnsFf5ws8
⇒ Alunos do sistema acadêmico SIA só poderão realizar o ajuste de matrícula através do formulário on-line. (link) https://forms.gle/vAAn7vTeBnsFf5ws8
⇒ Neste mesmo período, estará aberta a possibilidade do aluno solicitar quebra de pré-requisito, que é avaliada pela coordenação do curso e, se aprovada, efetivada na matrícula. Acesse aqui o formulário de quebra de pré-requisito. (link) https://forms.gle/HVaSd7xjuQE69awdA
SIGAA – Sistema integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (acessando por smartphone ou afins, utilizar o modo clássico)
Para fazer o cadastro: Entrar no site ifrs.edu.br/farroupilha → (menu à esquerda) Espaço do Estudante → Sistemas → SIG → Aluno, cadastre-se ou Familiares , cadastre-se → Preencher as informações solicitadas → Cadastrar*
*Caso haja dúvidas, recomenda-se acessar o manual de Cadastramento (Técnico/Graduação) em: http://unifica.ifrs.edu.br/conteudos
*No caso de esquecimento de senha, deve-se digitar o usuário e clicar em “esqueci minha senha”; uma nova senha será enviada para o e-mail cadastrado no SIGAA.
Portal do aluno/familiar – Por meio deste portal, acessa-se documentos relativos à vida acadêmica, tais como: Atestado de matrícula (aba Ensino), Atestado de vínculo, Boletim, entre outros.
O Auxílio Permanência e Moradia do Período Letivo (também conhecido por auxílio estudantil) oportuniza aos estudantes um subsídio financeiro para despesas relacionadas às questões escolares, de modo a fortalecer as condições de permanência e êxito, nas atividades acadêmicas do período letivo de 2025.
Etapa 1 – etapa para estudantes ingressantes em 2025/1 e Estudantes rematriculados em 2025 no mesmo curso e que não recebiam Auxílio em 2024.
Mais informações e dúvidas com a Assistência Estudantil.
⇒ Fique de olho no Calendário Acadêmico do campus.
O primeiro semestre letivo de 2025 representa um período de adaptação à Lei no 15.100, de 13 de janeiro de 2025, que regula a utilização de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais por estudantes em estabelecimentos de ensino públicos e privados da educação básica.
- É proibído o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos pelos estudantes matriculados nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio durante as aulas;
- Estudantes devem guardar os aparelhos eletrônicos desligados na mochila ou bolsa, caso optem por levá-los ao campus. A guarda e o controle dos dispositivos são de inteira responsabilidade do estudante.
Exceções para uso em aula:
- Finalidades pedagógicas: quando houver necessidade pedagógica para utilização de conteúdos digitais ou ferramentas educacionais específicas, mediante a autorização do docente ou técnico que estiver orientando a atividade.
- Garantir a acessibilidade e inclusão: para estudantes com deficiência ou necessidades educacionais específicas que requerem auxílios tecnológicos para a efetiva participação nas aulas.
Quanto ao uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos durante os intervalos e recreio, neste primeiro momomento, haverá flexibilidade.
Para o acesso aos computadores dos Laboratórios de Informática, os estudantes devem fazer login com suas credenciais:
Usuário: nome.sobrenome (ex: Fulano Beltrano Sobrenome -> fulano.sobrenome)
Senha: SenhaPadrao123 – alterar no primeiro acesso.
Estudantes que já concluíram componentes curriculares (disciplinas) em outro curso ou instituição podem pedir aproveitamento no atual curso a partir de 24 de fevereiro. Será lançado um edital no site do campus com a oportunidade, que vale para alunos dos cursos técnicos subsequentes e cursos superiores.
Dúvidas, encaminhe um e-mail: [email protected]
No IFRS, o estudante pode participar de projetos de iniciação científica (Pesquisa) e ações de Ensino e/ou Extensão. Além de participar, pode receber uma bolsa financeira pelo trabalho semanal. Para participar, o estudante deve ficar atento às divulgações do Campus (murais, site, redes sociais etc) para saber quando vão abrir vagas e oportunidades.
Estudantes que vão ao campus com veículo próprio precisam retirar, caso ainda não o tenham, o adesivo de identificação de veículo de aluno. Basta dirigir-se à recepção do campus e solicitar, mediante nome completo e placa do veículo.
IMPORTANTE: Cuide a identificação no chão do estacionamento e veja onde é permitido estacionar. Onde não há identificação, é via de passagem de carros ou passageiros, portanto cuide onde estacionar. É possível estacionar tanto em frente ao Bloco 1, na via lateral dos Blocos 1, 2 e 3 e próximo ao Bloco 4 (prédio da Biblioteca).
Por favor, NÃO CORRER com o veículo no estacionamento do campus.
O sistema Moodle pode ser encontrado no Espaço do Estudante, no site do campus.
A senha do Moodle é a mesma utilizada para acessar os PCs dos laboratórios. Então, antes de entrar no Moodle, o estudante precisa acessar um PC em um dos Laboratórios (com a senha: SenhaPadrao123) ou ir na TI (Sala 308, Bloco 3) para trocar a senha.
Todos os estudantes do Campus Farroupilha terão acesso a uma conta de e-mail institucional. É por meio do e-mail institucional que os alunos receberão as informações sobre as aulas, oportunidades e demais informações sobre atividades no campus. É importante que o estudante acesse o e-mail institucional diariamente.
O IFRS utiliza a plataforma do Google para gerenciar os e-mails. Para realizar configurações como alteração de senha, encaminhamento de e-mails, entre outras, deverá ser acessado o gerenciador do Google.
Acesso aos e-mails: https://accounts.google.com
Email: nome.sobrenome + @aluno.farroupilha.ifrs.edu.br
(ex: Fulano Beltrano Sobrenome -> [email protected])
Senha: IFRS + nº de matrícula (Exemplo: IFRS2019123456) – alterar no primeiro acesso.
* Os alunos do curso de ADS que ingressaram antes de 2025, a matrícula utilizada na senha é a do SIA, e não do SIGAA.
Conheça a Biblioteca (horários, funcionamento, acervo etc), aqui.
Visite a sua Biblioteca!
• Confira o Espaço do Estudante do site
• Quem pode te ajudar: Assistência Estudantil | Coordenação do seu curso
• Confira algumas Perguntas Frequentes que podem te ajudar a tirar dúvidas