Início do conteúdo

IFRS – Campus Farroupilha conquista segundo melhor Ideb do Rio Grande do Sul


O Campus Farroupilha do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) tem o segundo melhor resultado de Ensino Médio do Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019. O campus obteve a média 6.8, que também é o oitavo melhor resultado do país. A média geral estadual e a nacional ficaram em 4.2. Os resultados do índice que mede a qualidade do ensino nas escolas foram divulgados pelo Ministério da Educação neste dia 15 de setembro de 2020. 

O Ideb é calculado a cada dois anos. Em 2017, o IFRS – Campus Farroupilha também figurou no pódio estadual (confira aqui), com os resultados do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.

Com os novos cursos integrados ao Ensino Médio do campus – Administração e Eletromecânica – o trabalho diferenciado do IFRS, que une o ensino com pesquisa e extensão, será para seguir avançando nos índices, conforme Patrick Farias, diretor de Ensino da unidade: “estamos muito felizes com o resultado. Reforça que estamos no caminho certo, e os novos cursos ofertados à comunidade sem dúvidas vão buscar esta mesma excelência e qualidade que o IFRS proporciona”. 

Município de Farroupilha é destaque na educação pública

Além do Ensino Médio, o Ideb também traz resultados das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, níveis em que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Cruz, do distrito de Nova Milano do município de Farroupilha, conquistou os primeiros lugares no Estado: 8,54 (iniciais) e 7,73 (finais). 

O Ideb

Este sistema mostra os índices de dois conceitos importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Fim do conteúdo